- Anuncie
- Assine

 
 
 
Livros // Home
 
- Edição Atual
- Anteriores
 
- Imagens
- Frases
- Urgente
- Moda
- Estilo
- Fernanda Barbosa
- Paulo Borges
- Agito
- Aconteceu
- Celebridade
- Reportagens
 
- Cinema
- Música
- Livros
- Teatro
- Gastronomia
- Televisão
 

Atualize-se com a
IstoÉ Gente!




- Fale Conosco
- Expediente
- Anuncie
- Assine
- Loja 3
 

 


Babel literária
Espaço com acervo de livros infanto-juvenis raros deve ser aberta em 2011, em São Paulo

JULIA MORAES/ AG. ISTOÉ
Patrícia Cardim e Duda de Souza abrem pacotes com doações da escritora Ruth Rocha

UMA BIBLIOTECA INFANTO-JUVENIL multilíngue com 22 mil livros em mais de 20 idiomas, além de gibis, revistas e DVDs, começará a funcionar em maio de 2011 no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. O projeto foi concebido pela escritora Eduarda Araújo Porto de Souza e abraçado pela faculdade, que vai ceder um espaço do campus e construir esse lugar mágico, onde será possível marcar encontros - em português, inglês ou na língua que se quiser - com Beatrix Potter, Monteiro Lobato e Madonna, entre tantos outros.

No boca a boca, a ideia ganhou adeptos e contribuições de editoras nacionais e estrangeiras e de autores infantis como Ruth Rocha. Até a produção da apresentadora norte-americana Oprah Winfrey mostrou interesse em colaborar com a biblioteca. "Falo sete línguas e queria retribuir esse conhecimento. Um domingo estava em casa e tive a ideia. Disparei e-mails para amigos pedindo doações. Recebi muitos "hahahas" de retorno, mas também tive a resposta da Patrícia (Cardim, assessora institucional da Belas Artes)", conta Duda, que organiza agora uma festa para comemorar seus 25 anos em que os convidados devem trazer livros em vez de presentes.

Paralelamente, ela está rodando o mundo atrás de exemplares raros e cuidando pessoalmente da restauração deles. Já adquiriu A Galinha Preta, história que o russo Dostoiévski escreveu para o sobrinho, e publicações da década de 20. "Queremos criar acesso à pesquisa, ter um acervo que se torne referência no mundo. As pessoas virão aqui, atrás de livros que não encontram em outros lugares." Além de histórias para crianças, o espaço terá publicações sobre maternidade, nutrição e clássicos que possam interessar o público jovem. Quem quiser fazer doações à biblioteca deve escrever para bibliotecainfantil@belasartes.br. Marina Monzillo

Li e gostei Geraldo Luís

"Estou lendo Esculpindo o Próprio Destino, do autor André Luiz Ruiz, ditado pelo espírito Lucius. Uma obra linda, que nos envolve de forma natural e faz refletir sobre o que somos e podemos mudar" (IDE, 608 págs., R$ 40,50)

Geraldo Luís é apresentador do Geraldo Brasil, na Record

 



Copyright © 2009 - Editora Três Ltda. - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial deste website, em qualquer meio de comunicação, sem prévia autorização.
ContentStuff Media Solutions | Gestão de Conteúdo | CMS