- Anuncie
- Assine

 
 
 
Gastronomia // Home
 
- Edição Atual
- Anteriores
 
- Imagens
- Frases
- Urgente
- Moda
- Estilo
- Fernanda Barbosa
- Paulo Borges
- Agito
- Aconteceu
- Celebridade
- Reportagens
 
- Cinema
- Música
- Livros
- Teatro
- Gastronomia
- Televisão
 

Atualize-se com a
IstoÉ Gente!




- Fale Conosco
- Expediente
- Anuncie
- Assine
- Loja 3
 

 


Experiências sensoriais
A coquetelaria molecular muda a textura e o estado das bebidas e revoluciona os drinques clássicos

Foto DIVULGAÇÃO
A nova versão do Bellini: suco de pêssego vira caviar dentro do espumante

QUE TAL "COMER" UM colorido drinque? E beber uísque em forma de espuma? Ou, o que parece impossível, tomar uma dose de vodca frozen? Não há limites para a chamada coquetelaria molecular que, assim como a gastronomia executada pelo chef Ferran Adriá e seus seguidores, desconstrói o alimento, muda a textura ou o estado físico dos elementos, e cria novas experiências sensoriais. O principal profissional dessa área no Brasil é Heberson Hoerbe, proprietário da empresa de eventos Help! Bar, e da consultoria Drink Design. "A diferença entre o bartender e o drink designer é que o primeiro está focado só no drinque, e o segundo pensa globalmente e cria conceitos. Preocupa-se com o ambiente, o copo, a apresentação, o visual e como o bartender vai se comportar para impressionar um cliente", explica ele.

Herbie conta que esse tipo de coquetelaria de luxo é uma tendência em cidades como Paris, Londres, Shangai e Tóquio. "Como a ideia agora é de um consumo consciente, as pessoas estão mais exigentes, não querem beber por beber, querem degustar. Vodca com energético está perdendo mercado", explica.

Com respaldo de químicos e físicos e a ajuda de ativos que não alteram os sabor das bebidas, Herbie é capaz de "esferizar" o suco de pêssego do clássico Bellini e servir a bebida como se fossem pérolas mergulhadas no espumante. Seu mais recente desafio é desenvolver bebidas flúor, que têm luminosidade própria. E novo também é o site www.drinkdesign.com.br, onde apreciadores e bartenders podem trocar dicas e receitas. Marina Monzillo

Foto DIVULGAÇÃO
Acima, Herbie, proprietário das empresas Help! Bar e Drink Design. Ao lado, drinque sólido feito com vodca

 

 

 

 

 

Foto DIVULGAÇÃO





Copyright © 2009 - Editora Três Ltda. - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial deste website, em qualquer meio de comunicação, sem prévia autorização.
ContentStuff Media Solutions | Gestão de Conteúdo | CMS