- Anuncie
- Assine

 
 
 
Reportagens // Home
 
- Edição Atual
- Anteriores
 
- Imagens
- Frases
- Urgente
- Moda
- Estilo
- Fernanda Barbosa
- Paulo Borges
- Agito
- Aconteceu
- Celebridade
- Reportagens
 
- Cinema
- Música
- Livros
- Teatro
- Gastronomia
- Televisão
 

Atualize-se com a
IstoÉ Gente!




- Fale Conosco
- Expediente
- Anuncie
- Assine
- Loja 3
 

 


Responsabilidade Social
Gol de cidadania
Presidente da Gol de Letra, Raí comemora o sucesso da fundação reconhecida como modelo pela Unesco e que atende a 1.200 crianças e jovens carentes

Bianca Zaramella FOTOS Waldemir Filetti/Ag.IstoÉ

Raí acompanha de perto todas as atividades realizadas com as crianças e adolescentes como aulas de música, teatro e futebol

É COM UM SORRISO ESCANCARADO que o ex-jogador de futebol Raí entra na Fundação Gol de Letra, na Vila Albertina, em São Paulo, e logo se vê cercado de crianças distribuindo autógrafos. É nessa casa que o ídolo de times como o São Paulo e o Paris Saint-Germain passa boa parte da semana envolvido com os projetos da fundação criada por ele e pelo amigo Leonardo, ex-jogador da Seleção Bra-sileira e atual técnico do time do Milan, na Itália.

Aos 43 anos, casado com a chef Danielle Dahoui, pai de três filhas e avô, Raí colhe os frutos do sucesso do projeto dentro da própria casa. Sua caçula, Noáh, de 4 anos, adora passear na esco-linha do papai. "É um reconhecimento depois de muita luta.

Ela vem comigo e muitas vezes não quer ir embora. É o resultado de um trabalho de dez anos", conta o craque e presidente da Gol de Letra. Reconhecida pela Unesco como instituição modelo, a fundação desenvolve programas de educação para mais de 1.200 crianças carentes, adolescentes e jovens de 7 a 24 anos. Com uma proposta pedagógica associada à assistência social, promove ainda atendimento às famílias e o fortalecimento das comunidades da Vila Albertina, em São Paulo, e do bairro do Caju, no Rio de Janeiro.

Raí e Leonardo deram início ao projeto em 1997 quando jogavam juntos no Paris Saint-Germain, na França. "Colocamos um fundo de investimento nosso, no valor de 1,2 milhão de euros e fomos atrás de outros parceiros." Raí, que morava em um pequeno bairro nos arredores de Paris pôde conviver com a estrutura social e educativa francesa, estava indignado com a falta de oportunidades no Brasil.

Na época, sua filha Raíssa, com pouco mais de 4 anos, estudava na mesma escola que a filha de sua empregada. "As duas tinham o mesmo acesso à educação e o mesmo médico. Existia essa realidade. Hoje, minha filha tem 20 anos e está fazendo universidade em Paris, na Sorbonne. Garanto que aquela menina também teve boas oportunidades", diz.

No Brasil, o local escolhido para implantar o projeto também era um desafio. "Este imóvel estava abandonado por motivos de violência. A região era carente de uma estrutura de lazer e educação e havia muitos jovens e crianças na rua." Dez anos depois de erguer a Gol de Letra, o bairro mudou e as crianças disputam vagas na fundação.

Com boa infraestrutura, entre salas de aulas, quadras poliesportivas e refeitório, a Gol de Letra oferece uma intensa grade de atividades educativas com aulas de artes visuais, teatro, música e esportes. "A criança vem para cá antes ou depois da escola. Existe programação o ano todo. Para estar aqui, todos devem estar matriculados na rede pública de ensino", explica Raí. Além das funções administrativas, os ex-jogadores atuam na criação de parcerias fora do País.

"Temos parceiros na França, Itália e Suíça. Todo ano algumas crianças daqui vão para fora e fazem intercâmbios." Sem fins lucrativos, a Gol de Letra é mantida por empresas investidoras e também tem o apoio de padrinhos, entre eles Malu Mader, Toni Garrido e Hebe. "É um reconhecimento do nosso trabalho também", comemora o presidente e ex-jogador, enquanto bate uma bolinha com os meninos na quadra de basquete, para variar.

 



Copyright © 2009 - Editora Três Ltda. - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial deste website, em qualquer meio de comunicação, sem prévia autorização.
ContentStuff Media Solutions | Gestão de Conteúdo | CMS