- Anuncie
- Assine

 
 
 
Estilo // Home
 
- Edição Atual
- Anteriores
 
- Imagens
- Frases
- Urgente
- Moda
- Estilo
- Fernanda Barbosa
- Paulo Borges
- Agito
- Aconteceu
- Celebridade
- Reportagens
 
- Cinema
- Música
- Livros
- Teatro
- Gastronomia
- Televisão
 

Atualize-se com a
IstoÉ Gente!




- Fale Conosco
- Expediente
- Anuncie
- Assine
- Loja 3
 

 


Chique no último
Como os sapatos que desenha, a cobertura da designer Paula Ferber, em São Paulo, tem conforto e sofisticação na medida certa

Silviane Neno FOTOS Juca Rodrigues/Ag. IstoÉ

Acima, Paula na sala ao lado da SUÍTE e a vista do último andar. Ao lado, o jardim da cobertura e a sala de jantar. A tela em cima do aparador é de um artista anônimo e mostra a igrejinha de TRANCOSO.

O CATÁLOGO DA ÚLTIMA COLEÇÃO de sapatos da designer Paula Ferber mostra uma família linda, leve e solta, de férias em Trancoso. A luz dourada do sul da Bahia, o cenário idílico, a espuma das ondas banhando o verão daquela trupe colorida, ajudam, é claro, mas o clima provocado por aquelas imagens é muito parecido com a sensação que se tem quando se entra no apartamento de Paula, no final de uma rua tranquila no bairro do Itaim, em São Paulo.

Mesmo com as crianças na escola, a cobertura dúplex de 280 metros quadrados poderia ter na porta uma daquelas plaquinhas (se não fosse kitsch) "aqui mora gente feliz". Da cozinha vem um agradável aroma de algo no forno. Há uma ligeira movimentação das funcionárias domésticas. Há frutas sendo cortadas em bolinhas, flores brancas em pequenos vasos na mesa da sala de jantar. Paula Ferber e o marido receberiam naquela noite doze amigos para jantar. Mas ela está muito tranquila, como se o compromisso fosse um drinque ao cair da tarde numa varanda em Trancoso.

De fato há ali, muito da atmosfera de praia. A começar pelo quarto do casal. No piso superior do dúplex, Paula e o marido resolveram usar o espaço da piscina para construir uma confortável suíte com pé direito altíssimo com forro de lambri que lembra o charme das casas praianas. Do quarto se vê um jardim agradável e o surpreendente closet. Como convém a uma designer de sapatos, são eles os donos do pedaço.

Ela diz não saber ao certo, mas calcula que tenha em casa pelo menos 500 pares. "Tenho modelos que só usei uma única vez, fazer o quê? São quase 20 anos fazendo sapatos", conta ela, que já trabalhou para a Alpargatas e para a Arezzo antes de criar a marca que leva seu nome. Para facilitar a localização naquele universo que faria Sarah Jéssica Parker morrer de inveja e Imelda Marcos de raiva, Paula fotografa os modelos e a caixa onde estão guardados com uma câmera Polaroid. Quando o closet ficou pequeno para a coleção que nunca parou de crescer, a solução foi abrir uma espécie de alçapão no piso. Ali, quando a tampa camuflada se abre, surge mais uma centena de pares.

A decoração, feita pela dona da casa, privilegia as cores terrosas e o artesanato brasileiro. A maioria dos móveis foi desenhada pela irmã de Paula, Marieta Ferber. Na sala de estar uma persiana de madeira escura divide o ambiente do hall de entrada e ajuda a regular a luz que entra pelas imensas janelas. Aqui e ali há o toque de Paula em pequenos detalhes, como o colar jogado sobre a luminária de acrílico.

Mas nada é muito calculado, pensado somente pela função estética. A peça de cerâmica indígena sobre a mesa de centro, guarda as dezenas de controles remotos, carregadores de telefone e fios em geral. O tapete de sisal já foi da loja de Paula e resiste há dez anos às brincadeiras das crianças. É como se tudo ali fosse consequencia da vida que orbita ao redor.

"Bom mesmo é acordar com essa luz e tomar café da manhã na mesa ao lado do quarto, ler o jornal...", diz Paula, languidamente, enquanto caminha com os pés quase descalços, levados pela rasteirinha "Taruíra", um dos ícones de sua marca, há mais de oito anos. A ex-modelo, capa de muitas revistas brasileiras e gringas nos anos 80, não faz pose. Olha para a câmera como se a máquina não estivesse ali. Paula é assim, sofisticada no que faz, com a simplicidade de quem tem os pés no chão.

PÁGINAS :: 1 | 2 | Próxima >>


Copyright © 2009 - Editora Três Ltda. - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial deste website, em qualquer meio de comunicação, sem prévia autorização.
ContentStuff Media Solutions | Gestão de Conteúdo | CMS