Após apresentar 40 desfiles, o SP Fashion Week aponta para uma próxima temporada sem grandes ousadias. Cercados pelas incertezas do novo comportamento de consumo mais consciente, a maioria dos estilistas fez apostas certeiras para o verão 2010: cores neutras e resgate dos hits do passado recente. Tons nudes como bege e off white apareceram em quase todas as coleções, mas foram pontuadas com cores fluorescentes como laranja, rosa-pink e amarelo-cítrico para fugir da monotonia.
Já o azul profundo mostrado em vestidos de noite nas passarelas da Iódice e da Forum promete rivalizar com o eterno preto. A volta aos anos 80, com ombros marcados, calças de cintura alta, coletes e jeans delavê continuarão marcando presença na estação quente.
O paetê, ícone desta onda retrô, não poderia deixar de aparecer, como na passarela de Gloria Coelho, em forma de estrelas, e na Osklen, que homenageou o samba com suas criações. Nas mãos de Oskar Metsavaht, o brilho deixou de ser só sinônimo de Carnaval e ganhou ares contemporâneos.
O efeito reluzente também apareceu nas criações de cetim da Huis Clos, FH por Fause Haten e Alexandre Herchcovitch. Para a sensualidade menos explícita, que vai dominar o verão, a transparência é a grande aposta.
O brilho do próximo verão no vestido da grife FH por Fause Haten |