- Anuncie
- Assine

 
 
 
Livros // Home
 
- Edição Atual
- Anteriores
 
- Imagens
- Frases
- Urgente
- Moda
- Estilo
- Fernanda Barbosa
- Paulo Borges
- Agito
- Aconteceu
- Celebridade
- Reportagens
 
- Cinema
- Música
- Livros
- Teatro
- Gastronomia
- Televisão
 

Atualize-se com a
IstoÉ Gente!




- Fale Conosco
- Expediente
- Anuncie
- Assine
- Loja 3
 

 


livros
Nara Leão, a musa desbravadora
Biografia enfatiza pioneirismo de Nara Leão, morta há 20 anos

Mauro Ferreira

Nara Leão (1942 – 1989) ficou na história da música como a “musa da Bossa Nova”. Contudo, a engajada atuação da cantora nos anos 60, quando o movimento bossa-novista gerou dissidentes descontentes com a “alienação” da turma do “amor, do sorriso e da flor”, foi decisiva para a projeção de nomes como Cartola (1908 – 1980), Chico Buarque e Edu Lobo. Essa faceta desbravadora de Nara é enfatizada pelo autor Cássio Cavalcante na biografia
A Musa dos Trópicos (Companhia Editora de Pernambuco, 688 págs., R$ 50). O livro chega ao mercado no momento em que a morte de Nara completa 20 anos. Em 7 de junho de 1989, complicações decorrentes de um câncer no cérebro calaram a voz miúda que se agigantou ao gravar discos que romperam com as então rígidas fronteiras estéticas da MPB.

Ao rememorar o impacto que cada disco e show de Nara obtiveram na época, o escritor enfatiza as ousadias estilísticas da intérprete que, nos anos 70, foi a primeira a dedicar um álbum (...E que Tudo Mais Vá pro Inferno, 1978) ao repertório de Roberto Carlos, cantor então visto com ressalvas pela elite da MPB. “Nara foi a primeira cantora branca da zona sul carioca a revalorizar o samba de morro, foi a porta-voz dos intelectuais quando se tornou cantora de protesto”, historia Cássio.

Fotos: divulgação
A cantora gravou discos que romperam as fronteiras estéticas da MPB

 



Copyright © 2009 - Editora Três Ltda. - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial deste website, em qualquer meio de comunicação, sem prévia autorização.
ContentStuff Media Solutions | Gestão de Conteúdo | CMS