- Anuncie
- Assine

 
 
 
Reportagens // Home
 
- Edição Atual
- Anteriores
 
- Imagens
- Frases
- Urgente
- Moda
- Estilo
- Fernanda Barbosa
- Paulo Borges
- Agito
- Aconteceu
- Celebridade
- Reportagens
 
- Cinema
- Música
- Livros
- Teatro
- Gastronomia
- Televisão
 

Atualize-se com a
IstoÉ Gente!




- Fale Conosco
- Expediente
- Anuncie
- Assine
- Loja 3
 

 


Drama
Provação de mãe
A angústia da cantora Claudia Leitte, depois que o filho Davi, de apenas três meses, contraiu meningite e ficou sob risco de morte

TEXTO TATIANA FERREIRA

"Deus teve misericórdia e compaixão de mim", disse Claudia Leitte, aliviada, na terça-feira 5, após saber que o filho não corria mais risco

Na noite da terça-feira 5, depois de cerca de 36 horas de apreensão, a cantora Claudia Leitte desabou no choro. "Deus teve misericórdia e compaixão de mim", disse ao receber a notícia de que seu filho, Davi, de três meses e meio, não corria mais risco de morte, após ter contraído meningite meningocócica bacteriana. O bebê chegou e foi prontamente atendido na emergência do Hospital Copa D'or, em Copacabana, no Rio, às 17h10 da segunda-feira 4, em estado de choque, com a pressão a 6 por 4 e taquicardia. Como seu quadro era gravíssimo, foi internado no Centro de Tratamento Intensivo (CTI), onde permaneceu até o início da noite de quarta-feira 6.

O drama da cantora começou no final da manhã daquela segunda-feira, quando levou Davi para a Clínica Perinatal, da Barra da Tijuca, após observar manchinhas na pele do filho. Lá, foi informada que o bebê estaria com uma virose. Sem confiar no diagnóstico, ela seguiu com Davi para o Projac, para participar da gravação do programa de Luciano Huck. As manchas preocupavam Claudia. Depois, ela disse aos familiares ter recebido uma mensagem de Deus, dizendo que ela devia socorrer o filho. "Deus foi muito perfeito! Ele me disse: 'Leve agora seu filho ao hospital'."

Foi nesse momento que ela teria decidido ligar para sua dermatologista, a médica Karla Assed. Por estar fora do Rio, a profissional lhe indicou a pediatra Jussara Reis, médica-chefe da CTI pediátrica da Beneficiência Portuguesa de Niterói. Pouco tempo depois de ter recebido o chamado, por volta das 14h30, Jussara já estava no Projac, o que teria sido decisivo para salvar Davi. Diante do quadro grave em que encontrou o bebê, a médica recomendou levá-lo para o hospital.

Sem voltar ao camarim depois de sua gravação, Claudia seguiu para o Hospital Copa D'Or, ao lado da pediatra. Apesar da gravidade do caso, Davi conseguiu se recuperar e está livre de sequelas. "Abaixo de Deus, esta médica foi fundamental na recuperação do meu filho", disse Cláudia. No hospital, a família recebeu o apoio de amigos como Xuxa, Luciano Huck e Angélica e Preta Gil.

Passado o susto, a cantora comemorou a recuperação do filho no domingo 10, Dia das Mães, ao lado do marido, de seus pais, dos sogros e outros familiares. "Meu maior presente hoje é o Davi estar com saúde. Não estou triste de estar aqui, porque o meu filho está bem", disse Claudia para a mãe, Ilna. Todos almoçaram no hospital, que teve como cardápio paleta de cordeiro com purê de mandioca. Na sobremesa, torta de morango, levada pela mãe de Claudia, que está preocupada em reforçar a alimentação da cantora. Depois de cerca de 72 horas sem dormir e sem comer direito, Claudia perdeu peso. No sábado 9, o segurança da família foi comprar uma feijoada a pedido de Márcio. "Na hora do sufoco, eu e Claudia seguramos a onda um do outro. Tem horas em que estou mais nervoso e ela mais calma", disse Marcio, na terça-feira 5 pela manhã. "É uma lição de vida. A gente não é nada. Uma manchinha que apareceu na pele e a gente não imaginava que pudesse chegar ao quadro que chegou."

A cantora se manteve forte e positiva nos momentos mais críticos da internação de Davi, mas como toda mãe, segundo a médica Jussara Reis, ela sentiu medo de ser responsável pela condição do filho. "As mães sempre acham que podem ser onipresentes e com ela não foi diferente. Ela queria entender o que houve, quis saber se poderia ter feito diferente. Como toda mãe, perguntou, 'onde foi que eu errei'? Eu disse a ela que não, que o 'erro' nessas histórias é amar demais o filho." (leia entrevista na pág. 26)

De acordo com os boletins médicos divulgados até a segunda-feira 11, Davi está fora de perigo. Na terçafeira, ele seria submetido a uma tomografia e a alta estava confirmada para a da manhã quarta-feira 13.

''DAVI ESTAVA NUM QUADRO DE CHOQUE, COM AS MÃOS E OS PEZINHOS ROXOS''

A MÉDICA JUSSARA REIS, CHEFE DO CTI INFANTIL PERINATAL E PEDIÁTRICO DA BENEFICÊNCIA PORTUGUESA DE NITERÓI, FOI A PRIMEIRA PROFISSIONAL A ATENDER DAVI

A pediatra Jussara Reis atendeu Davi ainda no Projac, onde Claudia gravaria o programa de Luciano Huck

Como estava o Davi quando a senhora chegou ao Projac?
Ele estava no colo de Claudia chorando muito e bastante irritado. Eu olhei a perna dele e estava toda roxa. Levei-o ao fraldário para examinar e ao tirar a roupinha, percebi manchinhas vermelhas -- o que chamamos de petéquias, que são manchas hemorrágicas --, distúrbio de perfusão, e ele estava taquicárdio. Ele estava num quadro de choque com as mãos e os pezinhos roxos e gelados.

O que foi feito naquele momento?
Disse a ela, na hora, que precisávamos ir para um hospital com suporte pediátrico mais próximo. Ela não discutiu e disse: 'Vamos agora!' Ele estava muito irritado e chorando, não mamava direito, havia vomitado uma mamadeira de manhã. O estado dele era bem grave. Era um quadro iminente de risco de vida, a situação era crítica.

Quanto tempo levou até que vocês se dirigissem ao hospital?
Quinze minutos após chegar no Projac, eu já estava saindo de lá com a Claudia e o bebê. A situação foi piorando na estrada. Começamos a fazer alguns procedimentos, colocar soro. Ele estava ainda mais caidinho, as manchas aumentando a olhos vistos, a pressão baixou, mas, imediatamente, começamos a tratar. Partimos para resolver o problema mesmo sem a confirmação do diagnóstico. Em medicina, a clínica é soberana. Se você tem o exame clínico e a hipótese do diagnóstico, você tem que tratar. Esperar os resultados dos exames para depois tratar, pode ser que não dê mais.

PÁGINAS :: 1 | 2 | Próxima >>


Copyright © 2009 - Editora Três Ltda. - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial deste website, em qualquer meio de comunicação, sem prévia autorização.
ContentStuff Media Solutions | Gestão de Conteúdo | CMS