- Anuncie
- Assine

 
 
 
Família // Home
 
- Edição Atual
- Anteriores
 
- Imagens
- Frases
- Urgente
- Moda
- Estilo
- Fernanda Barbosa
- Paulo Borges
- Agito
- Aconteceu
- Celebridade
- Reportagens
 
- Cinema
- Música
- Livros
- Teatro
- Gastronomia
- Televisão
 

Atualize-se com a
IstoÉ Gente!




- Fale Conosco
- Expediente
- Anuncie
- Assine
- Loja 3
 

 


Supermãe
Maria Mariana contrariou as ideias libertárias do pai, Domingos Oliveira, para dedicar-se aos quatro filhos, defende o parto natural e conta como a maternidade mudou sua vida no novo livro confissões de mãe

TEXTO BRUNO DEMINCO

"A dor do parto natural é importante porque toda mãe precisa nascer junto com o filho", defende Maria Mariana, rodeada por Isabel, 2 anos, (no colo), Clara, 9, Gabriel, 5, e Luiza, 7

Fevereiro é um mês turbulento na casa de Maria Mariana. Além do agito do verão e do Carnaval, ela precisa preparar cinco comemorações de aniversários diferentes. Além dos quatro filhos da escritora, o marido dela, o médico André Peçanha, também assopra velinhas no mês. Mãe de Clara, 9, Luiza, 7, Gabriel, 5, e Luiza, 2, ela faz questão de celebrar o dia de cada um. "Eles são pequenininhos e meio que passam o ano inteiro juntos. Aí, quando chega o aniversário, eles têm essa necessidade de viverem individualmente o dia", explica a mamãe coruja.

Criadora de uma das peças de maior sucesso dos anos 90, Confissões de Adolescente, baseada em seu próprio diário e na qual também atuava, a ex-atriz deixou de lado a "personagem" moderninha para se casar com um homem mais velho, dedicar-se durante 10 anos à maternidade e se mudar para uma cidade do interior. Hoje, aos 36 anos, vivendo com a numerosa família em Macaé (RJ), ela acaba de lançar o livro Confissões de Mãe, em que explica e justifica a surpreendente transformação, motivo de espanto até para o pai, o autor e diretor Domingos Oliveira, que tem ideias libertárias em relação ao casamento. Toda vez que Maria Mariana engravidava, ele brincava: "Minha filha, o que você está fazendo com sua vida?" A escritora diz que soube dobrá-lo. "Foi o meu sorriso, minha tranquilidade, isso que acabou fazendo ele engolir os ensinamentos que me passou", conta.

Além de viver intensamente todas as quatro gestações, Maria Mariana sempre sonhou em dar à luz os filhos de maneira natural. Mas, no nascimento de sua primeira filha, Clara, ela desistiu da opção durante as contrações e decidiu pela cesariana. Convencida de que precisava passar por tal experiência, ela resolveu tentar de novo. Na segunda gravidez, tudo estava tranquilo até completar o nono mês. "Fiquei com medo, tive de fazer terapia", revela. Com exceção da primogênita, todos os outros filhos nasceram de parto normal. "A dor é importante porque a mãe precisa nascer junto com o filho", defende.

Toda vez que Maria Mariana acorda pela manhã e se vê rodeada de crianças, ela sente que não há nada do que se arrepender. Para a escritora, um dos pontos positivos dessa relação familiar é que, desde cedo, os filhos aprendem o difícil exercício da convivência. "Os irmãos foram grandes presentes que dei para cada um deles", diz. Ela, no entanto, respeita a individualidade de cada um. "A mais velha, por exemplo, é muito sensível. Se eu falo uma coisa malcolocada, ela já chora. A minha segunda, se faz alguma coisa errada e eu dou um tapa, ela olha para mim e fala: não doeu! O Gabriel é homem, é outra parada. A menorzinha ainda está mamando, precisa muito de colo", descreve com corujice.

Com os filhos na escola pela parte da manhã, Maria Mariana aproveita para trabalhar. Além de escrever livros, ela é colaboradora na novela Promessas de Amor, de Tiago Santiago, na Record. Mas o lado mãe não sai de cena nem quando o assunto é trabalho. Atualmente, ela escreve um livro em parceria com a filha mais velha, a partir de uma experiência vivida pela menina. "Eu escrevo um pouquinho, mostro para ela. Ela diz o que acha, mudo aqui, mudo ali e por aí vai", conta orgulhosa a supermãe.

 



Copyright © 2009 - Editora Três Ltda. - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial deste website, em qualquer meio de comunicação, sem prévia autorização.
ContentStuff Media Solutions | Gestão de Conteúdo | CMS