- Anuncie
- Assine

 
 
 
Gastronomia // Home
 
- Edição Atual
- Anteriores
 
- Imagens
- Frases
- Urgente
- Moda
- Estilo
- Fernanda Barbosa
- Paulo Borges
- Agito
- Aconteceu
- Celebridade
- Reportagens
 
- Cinema
- Música
- Livros
- Teatro
- Gastronomia
- Televisão
 

Atualize-se com a
IstoÉ Gente!




- Fale Conosco
- Expediente
- Anuncie
- Assine
- Loja 3
 

 


Jantares importados
Ano do Brasil na França
Entre as dezenas de chefs franceses que vão aportar no Brasil, Gilles Tournadre se destaca por sua cozinha normanda estrelada

Fotos: DIVULGAÇÃO

Mais de 30 chefs franceses vão embarcar no aeroporto Charles de Gaulle, em Paris, rumo ao Brasil em 2009. Os cozinheiros vêm com a finalidade de divulgar a gastronomia do país europeu durante o Ano da França no Brasil, iniciado oficialmente em 21 de abril.

Fotos: DIVULGAÇÃO

Um dos primeiros a chegar é Gilles Tournadre, do restaurante Gill, em Rouen, detentor de duas estrelas no Guia Michelin. Representante da culinária da Normandia, onde nasceu e sempre atuou, o chef vem preparar jantares em que as principais características da cozinha da região vão estar à mesa. "A gastronomia normanda é baseada em produtos lácteos como leite, manteiga, queijos, e na nossa produção de maçã, para fazer cidra e calvados (destilado típico da Normandia)", explicou Tournadre à Gente, em entrevista por e-mail. "Há também o cordeiro pré-salgado, as vacas normandas e os pescados da nossa costa, que são de excelente qualidade", completou.

Em sua primeira visita ao Brasil, Tournadre pretende conhecer produtos locais e trocar experiências gastronômicas. Além do Gill, ele também é proprietário de um tradicional bistrô e um restaurante de tendências. "Minha cozinha é baseada no respeito aos produtos e às estações do ano."

No domingo 24 e na segunda-feira 25, em São Paulo, e na sexta-feira 1º e sábado 2, em Salvador, ele apresentará um menu com harmonização de vinhos (R$ 370 por pessoa) ou sem (R$ 250), que incluirá le mi-cuit de saumon em croûte d'épices (salmão em crosta de especiarias) e le carre d'agneau roti pré-sale aux petits legumes (carré de cordeiro pré-salgado com legumes). Marina Monzillo

Fotos: DIVULGAÇÃO

Dica Gourmet
Isabeli Fontana

"Gosto do Nobu (40 W 57th St., tel. 1-212-757-3000) e do Serafina (210 W Broadway, tel. 1-212- 315-1700), em Nova York. O Nobu tem o black core, um bacalhau feito na grelha, e o Serafina é uma rede. Amo a vitella la milanesa de lá."

Isabeli Fontana é top model e proprietária do restaurante 3p4, em São Paulo

 



Copyright © 2009 - Editora Três Ltda. - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial deste website, em qualquer meio de comunicação, sem prévia autorização.
ContentStuff Media Solutions | Gestão de Conteúdo | CMS