A PAIXÃO PODE SER um sentimento ou emoção muito forte, um calor que vem de dentro, um desejo intenso, uma mania irracional, uma vontade incontrolável. Pode ser amor, mesmo quando é dor - o sofrimento de Jesus na cruz, a Paixão de Cristo. Pode também ser dúvida, como bem retratou o cineasta francês Jean-Luc Godard em seu clássico Passion, de 1982. Os cientistas separam a paixão e o amor de acordo com as substâncias que liberamos em cada ocasião: apaixonados produzem dopamina, amantes exalam vasopressina.
A paixão é o amor em êxtase, uma força da natureza. O amor é a paixão domada, uma calmaria. E quem nunca se apaixonou? Quem nunca foi vítima de um apaixonado? Paixões brotam todos os dias: no trânsito caótico de São Paulo, na padaria da esquina, no banheiro do shopping center, no estacionamento aí ao lado, no escritório, em casa, nos nossos corações. Esse tema tão amplo e incandescente é exatamente o que pretendemos explorar na próxima edição do São Paulo Fashion Week. Entre os dias 15 e 22 de junho, na Bienal do Ibirapuera, vamos escancarar a nossa paixão pela moda e pela França, país-referência no assunto e que comemora, em 2009, o seu Ano no Brasil. Enquanto tento manter em sigilo o que estamos costurando há quase dois anos lancei a pergunta: o que é a sua paixão pela moda? Confira, com exclusividade, o que alguns estilistas têm a dizer:
''A paixão é como diz o poema de Carlos Drummond de Andrade: 'é líquida, escorre por entre os dedos, preenche todo o nosso ser. Às vezes, pode até sufocar. É um impulso primitivo, uma insônia, uma coisa que cozinhamos dentro do nosso forno humano. Paixão é o combustível da alma, a roda que faz mover todas as criações.A paixão é tudo que nos resta''
PÁGINAS :: 1 | 2 | Próxima >>