- Anuncie
- Assine

 
 
 
Livros // Home
 
- Edição Atual
- Anteriores
 
- Imagens
- Frases
- Urgente
- Moda
- Estilo
- Fernanda Barbosa
- Paulo Borges
- Agito
- Aconteceu
- Celebridade
- Reportagens
 
- Cinema
- Música
- Livros
- Teatro
- Gastronomia
- Televisão
 

Atualize-se com a
IstoÉ Gente!




- Fale Conosco
- Expediente
- Anuncie
- Assine
- Loja 3
 

 


BIOGRAFIA
Nasci para Sonhar e Cantar
Livro refaz a trajetória de Dona Ivone Lara em universo machista do samba

OUVIR SAMBISTAS como Teresa Cristina cantarem suas composições em discos e shows é um fato banal na cena musical brasileira. Contudo, a jornalista Mila Burns mostra no livro Nasci para Sonhar e Cantar (Record, 176 págs., R$ 32) que nem sempre a mulher teve passe livre no universo machista do samba. A pioneira foi Dona Ivone Lara, cuja caminhada desbravadora é narrada por Burns sob perspectiva sociológica.

Primeira mulher admitida na ala de compositores de uma escola de samba (a Império Serrano, em 1947), Ivone lutou para se impor como autora. O preconceito era grande, e a sambista precoce, que compôs seu primeiro partido alto ("Tiê") aos 12 anos, teve que recorrer no começo a um primo - Antonio dos Santos, o Mestre Fuleiro (1911 - 1997) -, para que seus sambas fossem ouvidos. Fuleiro apresentava as músicas como se fossem dele.

Com narrativa fluente, o livro mostra como Ivone se tornou a primeira mulher a ter um sambaenredo cantado na avenida ("Os Cinco Bailes da História do Rio", 1965) e ressalta que a artista teve que conciliar o ofício de assistente social com o de sambista para sobreviver.
Mauro Ferreira

Li e gostei
João Marcello Bôscoli

"Gostei de A Era das Máquinas Espirituais, de Ray Kurzweil. Fala do fim do domínio humano na Terra e a ascensão dos robôs. O autor é um grande cientista" (Aleph, 512 págs., R$ 69)

João Marcello Bôscoli é produtor musical e proprietário da gravadora Trama



Copyright © 2009 - Editora Três Ltda. - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial deste website, em qualquer meio de comunicação, sem prévia autorização.
ContentStuff Media Solutions | Gestão de Conteúdo | CMS