- Anuncie
- Assine

 
 
 
Livros // Home
 
- Edição Atual
- Anteriores
 
- Imagens
- Frases
- Urgente
- Moda
- Estilo
- Fernanda Barbosa
- Paulo Borges
- Agito
- Aconteceu
- Celebridade
- Reportagens
 
- Cinema
- Música
- Livros
- Teatro
- Gastronomia
- Televisão
 

Atualize-se com a
IstoÉ Gente!




- Fale Conosco
- Expediente
- Anuncie
- Assine
- Loja 3
 

 


ROMANCE
Leite Derramado
Chico Buarque conta a história do Rio de Janeiro a partir de memórias de um homem centenário

Fotos: DIVULGAÇÃO

A IDEIA INICIAL de Leite Derramado (Companhia das Letras, 200 págs., R$ 36), o quarto romance de Chico Buarque, é recorrente. Um homem à espera da morte conta suas lembranças. "Já gozei de boa vida / Tinha até meu bangalô / Cobertor, comida / Roupa lavada / Vida veio e me levou", o autor mesmo já cantou em "O Velho Francisco". Mas, ao contrário do escravo da música, Eulálio D'Assumpção, o narrador do livro, foi senhor. Em um hospital, ele desfia a trajetória da família para a filha, os enfermeiros, outros doentes, os mortos. As memórias confundem-se, repetem-se, vão e voltam no tempo.

Todos os homens levam o mesmo nome e os ramos da árvore genealógica são obtusos, à maneira de Cem Anos de Solidão. A partir da história deles, os 200 anos do Rio de Janeiro são narrados de um jeito particularíssimo. Economicamente, por exemplo, poderiam ser resumidos em exportações de café, armas e, por fim, drogas.

Impondo-se sobre esses fatos está Matilde, o amor de Eulálio que o abandonou. Em busca de explicações, ele parece Dom Casmurro, mas às avessas. "Porque ao nascer, ele (o ciúme) é realmente um sentimento cortês, deve ser logo oferecido à mulher como uma rosa. Senão, no instante seguinte ele se fecha em repolho (...)", diz. A descrição do corpo, dos gestos, das roupas de Matilde fazem dela tão encantadora que é impossível não seguir o narrador no "pandemônio" da memória em busca de uma pista que a redima. Nessa procura, só o trecho que explica o título, já valeria o livro.
Aina Pinto



Copyright © 2009 - Editora Três Ltda. - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial deste website, em qualquer meio de comunicação, sem prévia autorização.
ContentStuff Media Solutions | Gestão de Conteúdo | CMS