- Anuncie
- Assine

 
 
 
Reportagens // Home
 
- Edição Atual
- Anteriores
 
- Imagens
- Frases
- Urgente
- Moda
- Estilo
- Fernanda Barbosa
- Paulo Borges
- Agito
- Aconteceu
- Celebridade
- Reportagens
 
- Cinema
- Música
- Livros
- Teatro
- Gastronomia
- Televisão
 

Atualize-se com a
IstoÉ Gente!




- Fale Conosco
- Expediente
- Anuncie
- Assine
- Loja 3
 







Família
Os pilares do mestre
Responsável pelo nascimento dos filhos de Pelé, Gugu e Tom Cavalcante, o especialista em reprodução humana Roger Abdelmassih conta como é trabalhar com os filhos, a biomédica Soraya e o ginecologista Vicente, na clínica onde já foram gerados 7.500 bebês

TEXTO GISELE VITÓRIA
FOTO IBRAHIM CRUZ/ AG. ISTOÉ


Ao bater, displicentemente, a porta de uma geladeira do laboratório, talvez com uma força mal calculada, um tubo de ensaio de US$ 160 se quebrou. Vicente Abdelmassih tinha 15 anos, gostava de ajudar o pai nas férias, e, mesmo antes de decidir ser médico, aprendeu naquela época uma das grandes lições de sua vida. O médico Roger Abdelmassih, um dos maiores especialistas em reprodução humana do País, foi rígido. “Ele ficou muito bravo com o acidente. Disse que eu deveria pagar”, relembra. Hoje, braço direito do pai na clínica em São Paulo, o ginecologista percebeu com aquele episódio que trabalhar em família não lhe protegeria em nada. Exigiria-lhe profissionalismo extremo, disciplina e superação.

Roger com Vicente e Soraya e as crianças nascidas de fertilização in vitro, na clínica

A irmã, Soraya Abdelmassih, já cumpria expediente na clínica do pai como técnica em laboratório quando Vicente descobriu que aquela era a sua vocação. Há 20 anos responsável pelo laboratório de fertilização in vitro, ela sorri ao lembrar do início de sua carreira. Quando começou a trabalhar com fertilização in vitro, o pai lhe fez o convite para chefiar o laboratório. “Achei bacana mas disse que iria pensar. E ele retrucou: ‘Pensar?!’”. Aos 40 anos, Soraya é considerada hoje uma das mais qualificadas especialistas na técnica de fertilização in vitro no mundo e leva o título de ter inaugurado, em 1994, no Brasil, o procedimento ICSI (Injeção intracitoplasmática de espermatozóide), para facilitar a fecundação do óvulo.

“Eles são os meus pilares”, diz Roger Abdelmassih, responsável pelo nascimento de 7.500 bebês no Brasil, entre os quais os filhos de Pelé, Gugu Liberato, Tom Cavalcante e Luiza Tomé, entre outras celebridades. “O mais bacana de trabalhar em família é ter a confiança e a certeza de contar com eles.” Para Roger, o talento de Soraya na precisão técnica da fertilização é o motor da clínica. “Muito do meu sucesso eu devo a Soraya. Os resultados da clínica dependem dela. Ela é uma craque”, diz o médico. Ele menciona que o médico italiano Severino Antinori certa vez tentou “roubá-la”. Soraya foi trabalhar em Roma mas, segundo o pai, voltou pouco depois porque tinha muito mais a ensinar do que a aprender. “Eu descobri cedo que tinha um diamante do meu lado.” Com Vicente não é diferente: “Ele será meu substituto absoluto. É a pessoa mais bem preparada na clínica e por lealdade ao pai recusou várias propostas.”

Na clínica, com uma estrutura física e tecnológica de última geração, Soraya integra a equipe de um moderno centro de pesquisa na área de fertilização in vitro e em pesquisas de base. Roger Abdelmassih trouxe da Rússia e da Bélgica alguns dos principais especialistas em biogenética. Com uma equipe de nove médicos e nove biológos, ele continua a comandar a clínica com o mesmo profissionalismo e rigidez de quando os filhos eram mais jovens, e sabe como ninguém separar o pai do chefe. “Ele faz isso com uma maestria absurda”, observa Vicente, que pertence à equipe há 13 anos. “Eu nem sei o que é trabalhar em família”, brinca Soraya, que chefia o laboratório responsável por 150 ciclos mensais. Mãe de quatro crianças, ela conta que sete dias após o nascimento da primeira filha, ignorou a licença maternidade e já estava trabalhando no laboratório. “Nunca fui privilegiada em horários, sempre foi muito profissional. Nesses 21 anos, aprendi com meu pai a ter disciplina, compromisso e muito amor pela profissão.”

 


Copyright © 2008 - Editora Três Ltda. - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial deste website, em qualquer meio de comunicação, sem prévia autorização.
ContentStuff Media Solutions | Gestão de Conteúdo | CMS