 |
Fotografia de Frans Krajcberg |
A história dos 60 anos do Museu de Arte Moderna de São Paulo está em exibição na Oca, na capital paulista. A mostra reúne peças e documentos que contam desde o nascimento do MAM, focado na produção modernista do início do século 20, até o namoro com a arte contemporânea, que ainda hoje domina as aquisições do museu.
Estão expostas mais de 500 obras, incluindo os 45 trabalhos do primeiro acervo do MAM que foi doado à USP em 1963, quando a coleção foi inteiramente desfeita. Dentre os destaques, estão as pinturas de Flávio de Carvalho e Alfredo Volpi, artistas que se firmaram no cenário modernista brasileiro.
A intimidade da história do museu também está à vista: além de catálogos, folders e cartazes de exposições, estão disponíveis cartas, projetos e contratos fechados ao longo dos 60 anos de funcionamento do MAM.
Ainda parte da comemoração, a Oca também abriga a exposição Frans Krajcberg: Natura. A arte ecológica do artista está impressa em suas esculturas e fotografias feitas com materiais orgânicos, muitas delas inéditas. (Livre) Nádia Pontes
Oca – Pq. do Ibirapuera, av. Pedro Álvares Cabral, s/nº, portão 3, tel. (11) 5085-1300. Até 14/12. |