- Anuncie
- Assine

 
 
 
Paulo Borges // Home
 
- Edição Atual
- Anteriores
 
- Imagens
- Frases
- Urgente
- Moda
- Estilo
- Fernanda Barbosa
- Paulo Borges
- Agito
- Aconteceu
- Celebridade
- Reportagens
 
- Cinema
- Música
- Livros
- Teatro
- Gastronomia
- Televisão
 

Atualize-se com a
IstoÉ Gente!




- Fale Conosco
- Expediente
- Anuncie
- Assine
- Loja 3
 







Por trás da maquiagem

Há 25 anos, quando comecei a trabalhar com moda, um desfile durava mais de 30 minutos. A mesma modelo trocava de roupa pelo menos cinco ou seis vezes, e se apresentavam mais de 100 looks de uma mesma coleção.

A preparação de um desfile durava um dia inteiro, e muito em função da maquiagem. Eram poucos profissionais numa mesma equipe, o que causava uma longa espera para as modelos, e quando a última estava pronta, tinha que se retocar tudo de novo antes de o desfile começar. Um verdadeiro caos! Hoje, com a evolução da moda, a profissionalização cada vez mais evidente, tudo isto mudou. Um desfile não dura mais que oito minutos, a modelo quase sempre só apresenta um look, e um desfile pode ser preparado em apenas 3 horas. Mas continua sendo o camarim de maquiagem, o lugar mais congestionado de todo o processo. A diferença está no tempo e na qualidade dos profissionais que temos hoje no Brasil. Entrevistei esta semana dois dos maiores e mais importantes nomes da área, que nos revelaram segredos importantes, e contam um pouco de suas histórias, Marcos Costa e Ricardo do Anjos.

Fotos: AGÊNCIA FOTOSTYLE

Marcos Costa
Nascido em Goiânia, ele morou em Paris e é um apaixonado pela beleza, mas acredita que o essencial é ter atitude

Fale sobre o começo da sua carreira: quando, onde, como e por que decidiu trabalhar com beleza?
Comecei há mais de 20 anos, em Goiânia, depois fui para Paris, onde fiquei três anos consecutivos. Me mudei para São Paulo, isso foi em 1992. Sempre gostei da estética das coisas, de estar arrumado, de arrumar. Sou de uma região do País cheia de flores belas, como as árvores de ipê. Sempre achei aquelas cores incríveis, a forma como se movimentavam ao vento, o efeito que tinham quando caíam sobre o asfalto negro das ruas. Também sou virginiano, um signo apaixonado pela beleza. Enfim, foi uma somatória de coisas. Comecei quando conheci um cabeleireiro, o Nelson Garcia, o único brasileiro que trabalhava com a Vogue Itália. Fui assistente dele.

O que é diferente da beleza na moda e na vida real?
Olha, eu acho que cada vez menos existe diferença. Sinceramente, acabo de voltar de Tóquio, onde estive fazendo pesquisa, e lá encontrei várias meninas e meninos nas ruas completamente “montados”, como se fossem modelos saídos de uma passarela de alta-costura. Até as pessoas menos ousadas, aquelas mulheres que têm medo até de usar pó-de-arroz na cara, têm uma vontade de imitar a moda. Porque a moda mexe com o lado criativo das pessoas.

Uma mulher-ícone.
Coco Chanel, por toda a sua história.

O maior segredo de beleza de todos os tempos.
Uma alimentação saudável e, anotem isso, um filtro solar com hidratante. O filtro solar é uma das maiores criações da cosmetologia. Se você usa um hidratante com FPS, a sua pele vai ficar incrível. Mas tem que usar de manhã e à noite: mesmo a luz artificial prejudica a pele.

Me desculpem as feias, mas Marcos, a beleza é mesmo fundamental?
Não é fundamental. Existem mulheres lindas fisicamente que não transmitem absolutamente nada. O fundamental é ter atitude e personalidade, saber o que você quer da vida. Beleza é luz interna.

PÁGINAS :: 1 | 2 | Próxima >>

Copyright © 2008 - Editora Três Ltda. - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial deste website, em qualquer meio de comunicação, sem prévia autorização.
ContentStuff Media Solutions | Gestão de Conteúdo | CMS