- Anuncie
- Assine

 
 
 
Teatro // Home
 
- Edição Atual
- Anteriores
 
- Imagens
- Frases
- Urgente
- Moda
- Estilo
- Fernanda Barbosa
- Paulo Borges
- Agito
- Aconteceu
- Celebridade
- Reportagens
 
- Cinema
- Música
- Livros
- Teatro
- Gastronomia
- Televisão
 

Atualize-se com a
IstoÉ Gente!




- Fale Conosco
- Expediente
- Anuncie
- Assine
- Loja 3
 







O Eclipse
Peça dirigida por Jô Soares ficciona a vida da diva italiana Eleonora Duse

ELEONORA DUSE, grande nome do teatro italiano do final do século 19, reaparece no palco amarga, doente e desinteressada pela carreira. Ela veste roupa clássica, tem hábitos finos, mas seu humor é detestável. É assim que Jandira Martini, autora e atriz de O Eclipse, imaginou que a atriz italiana vivesse em 1907, aos 49 anos.

DIVULGAÇÃO
Jandira Martini interpreta a protagonista, com naturalidade e amargura

Dirigida por Jô Soares, Jandira interpreta Eleonora muito naturalmente e consegue, ainda, fazer a platéia rir com o ressentimento que brota das palavras da musa italiana.

A versão de Jandira se passa na São Paulo do início do século 20, num hotel onde a "Divina Eleonora" fica hospedada durante apresentações na cidade. O encontro acidental entre a intérprete e Pietro, um cozinheiro conterrâneo, compõe a maior parte da peça. A metalinguagem permeia as conversas: reflexões sobre a arte de encenar, personagens vividos e a chegada das formas modernas de entretenimento.

O terceiro personagem de O Eclipse tenta convencer Eleonora a entrar para a posteridade com o cinema mudo. Ele é Francisco Serrador, homem que existiu de verdade e estreou a primeira sala de exibição fixa de cinema em São Paulo, também em 1907. Os 80 minutos da peça são de diálogos e cenário simples e nenhum efeito especial. A monotonia é driblada pelo conteúdo das conversas dos personagens. Jandira se destaca pela brilhante interpretação e pela pesquisa histórica feita para compor a peça. (10 anos) Nádia Pontes

Teatro Jaraguá - r. Martins Fontes, 71, Centro,
tel. (11) 3255-4380. Até 26/10.


Copyright © 2008 - Editora Três Ltda. - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial deste website, em qualquer meio de comunicação, sem prévia autorização.
ContentStuff Media Solutions | Gestão de Conteúdo | CMS