- Anuncie
- Assine

 
 
 
Paulo Borges // Home
 
- Edição Atual
- Anteriores
 
- Imagens
- Frases
- Urgente
- Moda
- Estilo
- Fernanda Barbosa
- Paulo Borges
- Agito
- Aconteceu
- Celebridade
- Reportagens
 
- Cinema
- Música
- Livros
- Teatro
- Gastronomia
- Televisão
 

Atualize-se com a
IstoÉ Gente!




- Fale Conosco
- Expediente
- Anuncie
- Assine
- Loja 3
 







"Descobri ser o São Francisco o único rio com terceira margem"
Ronaldo Fraga transpõe para sua coleção a beleza e a angústia do 'Velho Chico'

Fotos: GUSTAVO SCATENA / AGÊNCIA FOTOSITE e MARCEL
Há vários anos penso muito sobre a função da moda para o ser humano e para o ambiente, ou, atualizando melhor meu pensamento, para o meio ambiente.
Cresci e fui criado no meio da natureza, nadando em rios, subindo em árvores, botando a mão na terra... enfim... para mim o meio ambiente em que vivemos é tão ou mais importante quanto todo o resto.
Quando decidimos há quase 3 anos tornar a SPFW a primeira e única semana de moda no planeta "sustentável", neutra em emissão de carbono, com design reciclável e altamente moderno, utilizando-se de geradores a biodiesel, era com certeza uma decisão de levar adiante, e de forma pública, muito do que vivemos e acreditamos.
Várias grifes e designers importantes do cenário nacional, como Osklen, Cavalera, Lino Villaventura, entre outros, trabalham imbuídos deste princípio.
Nesta última temporada de moda, o talento poético do estilista Ronaldo Fraga nos privilegiou com uma mensagem de amor à natureza, e prova mais uma vez que moda e cidadania andam mais juntas do que nunca.
Ao mergulhar em seu trabalho, percebi que em seu texto de apresentação da coleção, ele declarava ali seu amor à vida, ao próximo, e nada melhor do que transpor aqui a sua angústia em relação ao polêmico projeto de transposição do rio São Francisco. Motivo de protestos por todo o Brasil e no mundo, de greve de fome, e sabe-se Deus mais do que está por vir, caso este projeto siga adiante.
Fotos: GUSTAVO SCATENA / AGÊNCIA FOTOSITE e MARCEL
Com a palavra Ronaldo Fraga:
"Nenhum outro brasileiro desperta tanto encantamento quanto o rio São Francisco. Cruzando 5 Estados, ele rasga o coração do Brasil, carregado de histórias, lendas e profecias.
Ao ser descoberto por Américo Vespúcio em 1501, inspirou eloqüente carta ao Rei de Portugal.
Naquela época, junto a sua foz, duzentas milhas mar adentro, a água era doce. Agora é o mar que invade o rio, salinizando, alterando a flora e a fauna. Hoje a situação do rio é um prenúncio de conflitos em torno da água. E o que isso tem a ver com a moda? Bom, tenho usado o "terque- fazer-mais-uma-coleção" como "desculpa" para ler e entender mais sobre certos assuntos. Desta vez a pesquisa me levou ao "Velho Chico". Mergulhei literalmente neste universo de lendas e conflitos numa paisagem humana colorida e bordada por marinheiros, caboclos d'água e mulheres-peixe. De lá trouxe laranjas desavergonhadas, brancos sujos, verde-água transparente. Bebi azuis, cheirei a opulência dos opacos e nobres beges. Lambi a base amarela dos sedimentos caídos dos verões e os marrons das cheias das cabeceiras. O lado morto do Rio vem colorido de preto. Vieram bordados e aplicações de alma artesã. A estamparia inspirada nas sobreposições das madeiras coloridas dos barcos e das casas. Os sacos de juta, embalagens das preciosas especiarias.
Da lenda do caboclo d'água vem a beleza sem olhos (ou olhos de canudinhos para beber o Rio).
Por mais que pareça, nada no São Francisco é simples.
Descobri ser o Velho Chico o único rio com terceira margem. Mesmo com tanta beleza o rio padece.
Entretanto, espero que o São Francisco desassombre as almas dos carcarás carregados de poder."
O desfile na SPFW, seus detalhes e sua preparação: canudos, garrafas, colares. As referências e os amuletos da região do São Francisco expõem a delicadeza e a intensidade da coleção

PÁGINAS :: 1 | 2 | Próxima >>

Copyright © 2008 - Editora Três Ltda. - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial deste website, em qualquer meio de comunicação, sem prévia autorização.
ContentStuff Media Solutions | Gestão de Conteúdo | CMS