Essencial não é o título mais apropriado para a caixa que a Sony BMG coloca nas lojas com quatro CDs e um DVD de Chico Buarque, pois o auge da obra do compositor vai de 1970 a 1986 e pertence ao acervo de outra gravadora, a Universal. Contudo, como a seleção de 56 faixas incorpora fonogramas de outras companhias e como Chico regravou bastante a própria obra, Essencial oferece bom panorama da construção feita pelo artista entre 1965 e 2005. De quebra, há dois fonogramas inéditos. Eis os CDs temáticos e o DVD:
SAMBA E AMOR (CD 1) O destaque é gravação inédita do "Samba do Grande Amor", limada na seleção final do CD Chico ao Vivo, editado em 1999. Há também o original de "Vai Passar", o samba-enredo de 1984 que encerrou o ciclo de parcerias de Chico Buarque com Francis Hime.
 |
Caixa com CDs e DVD cobre 40 anos da obra de Chico Buarque |
TODO O SENTIMENTO (CD 2) As gravações originais de "Tatuagem" e "As Vitrines", de 1973 e 1981, respectivamente, se impõem em CD de foco excessivamente abrangente. Inclui "Futuros Amantes", música de 1993, uma das últimas grandes composições de Chico.
COTIDIANO (CD 3) Sobra do álbum de regravações Uma Palavra, o registro inédito de "Tanto Amar" feito em 1995 não vale o investimento na caixa. Chico canta mal nesta gravação inferior à de 1981. O destaque é o choro "Meu Caro Amigo", de 1976.
ENTRE AMIGOS, PARATODOS (CD 4) É o disco mais interessante para fãs do compositor, pois reúne duetos raros gravados por Chico fora de sua discografia. Entre eles, "Tororó" (feito com Marianna Leporace, em 2000) e "Paroara" (colaboração com Fagner, em 1985).
CHICO OU O PAÍS DA DELICADEZA PERDIDA (DVD) O DVD registra o especial gravado por Chico em 1990 para a televisão francesa, com direção de Nelson Motta e Walter Salles. Já foi editado no Brasil em 2003. Traz participações de Gal Costa e Gilberto Gil. M.F.