- Anuncie
- Assine

 
 
 
 
Livros // Home
 
- Edição Atual
- Anteriores
 
- Imagens
- Frases
- Urgente
- Moda
- Estilo
- Fernanda Barbosa
- Agito
- Aconteceu
- Celebridade
- Reportagens
 
- Cinema
- Música
- Livros
- Teatro
- Gastronomia
- Televisão
 

Atualize-se com a
IstoÉ Gente!




- Fale Conosco
- Expediente
- Anuncie
- Assine
- Loja 3
 







ROMANCE
O Clã de Rhett Butler
Anos de Rhett Butler que antecederam o amor por Scarlet O'Hara são romanceados

Marcelo Lyra

Donald McCaig: fiel ao estilo do clássico E o Vento Levou

O HISTORIADOR e escritor Donald McCaig gosta tanto do livro E o Vento Levou, de Margaret Mitchell, que sempre dedicou especial atenção à história americana daquele período. À medida em que os estudos se aprofundavam, ia acalentando a idéia de escrever um romance sobre o que teria acontecido nos anos anteriores à saga de Rhett Butler e Scarlet O’Hara. O resultado é O Clã de Rhett Butler (Rocco, 512 págs, R$ 46).

O mínimo que se pode dizer de McCaig é que não lhe falta ousadia. O clássico de Margaret é um dos sucessos mais queridos e duradouros da literatura americana desde seu lançamento, em 1936. Três anos depois foi imortalizado no cinema por uma suntuosa produção estrelada por Clark Gable e Vivien Leigh. Filme e livro são uma instituição americana, comparável ao hambúrguer e qualquer mácula à imagem do casal central seria certamente recebida a pedradas.

No entanto, ao final da leitura, a impressão é que McCaig se saiu bem. O passado de Butler, que antes era nebuloso, passa a ser esmiuçado de forma coerente. A pouca habilidade do autor na criação do clima romântico é compensada por um cuidadoso levantamento histórico, que permite recriar o contexto que forjou não apenas o caráter do galã, mas também os elementos que levaram o Norte e o Sul dos EUA a um conflito de proporções gigantescas. O Clã de Rhett Butler pode não ser brilhante, mas é fiel ao estilo do clássico e reverente com seus ídolos.

Leia também

Cinema
Exposição
Música
Livros
Teatro
Internet
Televisão
Gastronomia

Copyright © 2008 - Editora Três Ltda. - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial deste website, em qualquer meio de comunicação, sem prévia autorização.
ContentStuff - Media Solutions