Teatro • Home• Revista 1/9/2007
Vladimir rouba a cena
Gală das novelas da globo, o ator Vladimir Brichta brilha como o tímido leo bloom no musical os produtores

TEXTO NATÁLIA RANGEL
FOTO WELLINGTON CERQUEIRA/ AG.ISTOÉ


O ator em cena: engomadinho

O ator mineiro Vladimir Brichta, 31 anos, fez sucesso em novelas da Globo e engatou em poucos anos uma carreira consistente na tevê, no cinema e no teatro. O seu último filme, Romance, de Guel Arraes, estréia ainda este ano, mas é no palco que ele revela que não está aí para ser mais um rosto jovem e bonito das novelas da tevê. Vladimir atua na versão brasileira do musical Os Produtores, do diretor americano Mel Brooks, que é estrelada e dirigida no Brasil por Miguel Falabella. Sucesso de público na Broadway, o musical também está sendo ovacionado por aqui e Vladimir Brichta é, sem sombra de dúvida, a melhor surpresa do espetáculo.

Ele interpreta Leo Bloom, um contador corrupto que se alia a um diretor de musicais decadente, interpretado por Miguel Falabella, e a uma atriz que se diz sueca, vivida por Juliana Paes, e planeja um golpe. No espetáculo, Vladimir despe-se do visual de galã e surge de paletó e gravata com o cabelo engomadinho e jeito franzino. O personagem lhe cai tão bem que o público sequer se lembra do jovem musculoso e bonitão das novelas. Reservadíssimo, Vladimir não esconde o entusiasmo com o espetáculo. “De todos os trabalhos que fiz, este é certamente o que exige maior rigor e precisão. Não há espaço para o improviso”, diz ele.

E, de fato, o espetáculo é regido por uma grande orquestra com maestro e os personagens precisam respeitar o tempo musical. Além disso, os atores trazem na testa um poderoso microfone o qual não permite que um cochicho fora de hora passe despercebido. O microfone foi o que Vladimir mais estranhou. “Entrar em temporada utilizando um microfone diariamente colado à testa é uma grande novidade para mim”, diz ele, que canta e dança na peça e se descreve como um off-Broadway. “Não conheço o universo dos musicais e nunca me interessei em assistir em vídeo. Na faculdade estudei os clássicos, como William Shakespeare e Bertold Brecht.

Nunca me imaginei num musical como esse”, conta. Quem assiste ao espetáculo sai achando que Vladimir Brichta atua em musicais desde criancinha.

Há três meses em São Paulo, o ator vive o melhor momento da carreira com o sucesso de Os Produtores e curte o seu primeiro filho com Adriana Esteves, o pequeno Vicente, de dez meses

Em família
Mineiro de nascença, baiano de criação e carioca por opção, Vladimir vive há seis anos no Rio de Janeiro e evita o quanto pode trabalhar fora da cidade onde mora. “ É um investimento na família. Não gosto de abrir mão disso e passar a responsabilidade para outra pessoa. Mas fiz isso nesse caso por ser um trabalho maior e um grande sucesso”, diz ele. Casado há dois anos com Adriana Esteves, o ator é pai de Vicente de 10 meses, primeiro filho do casal, e de Agnes, 8 anos, do seu casamento anterior. Vladimir e Adriana formam com Miguel Falabella uma espécie de núcleo dramático. Enquanto Vladimir está em São Paulo com a montagem de Os Produtores, a atriz está no Rio trabalhando com Falabella no programa de tevê Toma Lá Dá Cá, que acaba de estrear na Globo. Vladimir fica tenso ao ser indagado a respeito de assuntos pessoais. “Não gosto de criar personagens de mim mesmo”, explica. E sobre o seu casamento, limita-se a contar que ambos estão trabalhando muito. “É o nosso momento de plantar e colher”, diz.