Clique para ver a capa ampliada

EDIÇÃO 98
 CAPA
 ÍNDICE
 Exclusivo Online
 BATE PAPO
 GALERIA DE FOTOS
 MULTIMÍDIA
 QUIZ
 SEÇÕES
 ACONTECEU
 AGITO
 BASTIDORES
 CELEBRIDADE
 DIVERSÃO & ARTE
 ENTREVISTA
 ESTILO
 EXCLUSIVAS
 IMAGENS DA SEMANA
 INTERNET
 MODA
 MUNDO
 QUEM SOU EU?
 REPORTAGENS
 URGENTE
 SERVIÇOS
 ASSINATURAS
 ASSINE NEWSLETTER
 EDIÇÕES ANTERIORES
 ESPECIAIS
 EXPEDIENTE
 FALE CONOSCO
 PUBLICIDADE
 BUSCA
 

 

18/06/2001

FAMÍLIA

BEATRIZ CARDOSO E DAVID ZYLBERSTAJN
Chama apagada
A filha de FHC termina casamento com o diretor geral da Agência Nacional do Petróleo e autor do plano de racionamento de energia elétrica

Cecília Maia

Otávio Magalhães/AE
FH, Ruth, Beatriz e Pedro no Porcão, no Rio, em fevereiro: a filha do presidente já passeava sem o marido ao seu lado

Nos últimos dois anos a chama já não era a mesma, mas de 12 meses para cá até os menos íntimos começaram a perceber o distanciamento do casal David Zylberstajn, 47 anos, diretor geral da Agência Nacional do Petróleo, e Beatriz Cardoso, 41 anos, filha do presidente Fernando Henrique. Os dois já não saíam mais juntos e só foram vistos lado a lado poucas vezes em reuniões familiares no Palácio da Alvorada ou nas sessões de cinema promovidas pelo ministro da Cultura, Francisco Weffort, na sala de cinema do Palácio.

O maior sinal dessa frieza na relação aconteceu no Carnaval, quando David foi fotografado sozinho num dos famosos camarotes de Salvador. Mesmo assim, o casal continuava morando no mesmo apartamento no Leblon, no Rio de Janeiro. A gota d’água, no entanto, caiu no primeiro final de semana desse mês. Beatriz cobrou um posicionamento do marido: fica ou sai. As conversas se alongaram e o casal decidiu finalmente se separar. Na terça-feira 5, David fez as malas e se mudou para a casa de um amigo. “Essa separação não era para acontecer agora”, comentou David com o novo colega de apartamento.

Gabriel Paiva/Ag.O Globo
David Zylberstajn e Beatriz Cardoso em 1999: começa o distanciamento

E não é o melhor momento, do ponto de vista político, de a chama se apagar. Não só para ele próprio como também para o sogro. O engenheiro mecânico e doutor em economia de energia, David Zilberstajn, nunca esteve tão exposto na mídia como nesses tempos de crise de energia elétrica. Foi ele quem elaborou o plano de racionamento de energia do governo e, por isso, tem sido um dos principais divulgadores das medidas. Quem o acompanha tem percebido que David está desfilando uma silhueta mais magra, tem trajado um vestuário refinado e está com o semblante ligeiramente rejuvenescido. Mas para evitar maiores especulações sobre o fim do casamento, ele mesmo autorizou sua assessoria a vazar a informação que foi publicada em primeira mão pelo Jornal do Brasil na sexta-feira 8, na coluna Danuza.

Beatriz, por sua vez, está ressentida com a separação. Tem evitado sair de casa e não fala sobre o assunto, conforme ficou combinado com o ex-marido. Os dois mantinham uma união estável de 15 anos e têm dois filhos: Pedro, 8 anos, e Júlia, 13 anos, que ficarão com a mãe no apartamento do casal no Rio de Janeiro. David pretende morar num apartamento da família em Ipanema. Na sexta-feira, 15, Pedro completa 9 anos e vai comemorar o aniversário na Fazenda Buritis, em Minas, ao lado do avô, onde toda a família Cardoso estará reunida. Até porque, na segunda, 18, é a vez de Fernando Henrique apagar 70 velas. Mas, dessa vez, o genro preferido certamente será a ausência mais sentida.

Comente esta matéria
 
I-CHING
RUNAS
VIDENTE
NUMEROLOGIA
TARÔ ONLINE
HORÓSCOPO
 
ENQUETE
Qual a sua apresentadora favorita para comandar um programa infantil diário na Globo:
:: VOTAR ::
 
FÓRUM
Ana Paula Junqueira, fotografada com Ronaldinho em St. Tropez, afirma ser apenas sua amiga. O que você pensa de mais esta história envolvendo o craque?
 
CHAT
Nome (até 20 caracteres):
Escolha uma sala

| ISTOÉ | DINHEIRO | PLANETA | ÁGUA NA BOCA | ISTOÉ DIGITAL |
EDIÇÕES ANTERIORES | ESPECIAIS |
| ASSINE A NEWSLETTER | ASSINATURAS | EXPEDIENTE | FALE CONOSCO | PUBLICIDADE |
© Copyright 1996/2001 Editora Três