CAPA
 ÍNDICE
 Exclusivo Online
 MULTIMÍDIA
 SEÇÕES
 REPORTAGENS
 BASTIDORES
 ENTREVISTA
 URGENTE
 QUEM SOU EU?
 IMAGENS DA SEMANA
 DIVERSÃO & ARTE
 MODA
 AGITO
 ACONTECEU
 TRIBUTO
 CELEBRIDADE
 EXCLUSIVAS
 INTERNACIONAIS
 INTERNET
 CLICK
 QUIZ
 BUSCA
 

Por Vanya Fernandes

Balthazar Klossowski de Rola
O conde e pintor francês Balthus, que conviveu com Miró, Matisse e Picasso, morre aos 92 anos, na Suíça

Reuters
Balthus: 300 telas sobre a solidão e as ninfetas

No mundo das artes o conde Balthazar Klossowski de Rola era conhecido simplesmente pelo apelido Balthus. No domingo 18, apenas dez dias antes de completar 93 anos, o pintor Balthus morreu em sua casa, um chalé, no povoado de Rossinière, na Suíça, ao lado da mulher, a japonesa Setsuko Ideta.

A causa da morte não foi revelada pela família. Balthus acabara de receber alta de uma clínica onde estava internado há alguns dias. Balthus nasceu em Paris em 1908, em plena belle époque.

De origem polonesa e filho de um historiador e uma aquarelista, Balthus cresceu entre intelectuais e artistas como Albert Camus, Juan Miró e Henry Matisse. Pablo Picasso foi um de seus melhores amigos. Autodidata, ele aprendeu a pintar em museus e igrejas. Em 1920, o escritor alemão Rainer Maria Rilke editou 40 desenhos de Balthus sobre o desaparecimento de seu gato, Mitsou.

Nos anos 30, o artista trocou os gatos pelas ninfetas. Suas telas retratavam o despertar sexual das adolescentes. Balthus pintou 300 quadros, que transmitiam distância, solidão e enigmas. Uma de suas obras de maior destaque, La Rue, de 1933, mostra uma rua movimentada onde cada rosto expressa solidão. Deixa viúva e três filhos.

ae
Earnhardt: morte nas 500 milhas de Daytona

O piloto Dale Earnhardt, de 49 anos
morreu no domingo 18, num grave acidente na prova das 500 milhas de Daytona, nos Estados Unidos.
Earnhardt foi sete vezes campeão da Nascar, o campeonato de Stock Car. O piloto não recobrou a consciência após seu carro colidir contra o muro do autódromo a 250 quilômetros por hora. O filho de Earnhardt, Dale Earnhardt Jr. acabou a prova em segundo lugar. Em toda a carreira, Earnhardt acumulou US$ 41 milhões em prêmios.

O cineasta Stanley Kramer
morreu aos 87 anos de pneumonia, em Los Angeles, na terça-feira 20.
Entre os filmes que Kramer dirigiu estão clássicos como O julgamento de Nuremberg, Adivinhe Quem Vem para Jantar e O Selvagem. Nascido em Nova York, Kramer trabalhou com astros como Gary Cooper, Grace Kelly, Humphrey Bogart, Katherine Hepburn e Spencer Tracy, entre outros. Kramer se aposentou em 1980.

O sexólogo norte-americano William Masters
morreu aos 85 anos, vítima do mal de Parkinson, no Arizona, nos Estados Unidos,
na sexta-feira 16. Masters foi um dos maiores estudiosos da sexualidade humana nos últimos 60 anos. Ele lançou em 1966, o livro Human Sexual Response, obra que é uma referência na área da sexologia. O objetivo de Masters foi tornar a vida sexual dos casais mais prazerosa.

AP
Trenet: autor de "La Mer" e outras 400 canções

O cantor e compositor Charles Trenet
morreu aos 87 anos de derrame cerebral, na
segunda-feira 19.

Trenet estava internado num hospital em Créteil, na região francesa de Val de Marne. O artista apresentou-se em público pela última vez em 25 de outubro do ano passado, num show de Charles Aznavour, em Paris. Trenet, apelidado carinhosamente como o “cantor louco”, compôs mais de 400 músicas, entre elas “Je Chante” e o seu maior sucesso, “La Mer”, inspirado na praia de Copacabana. Suas composições foram gravadas por Bing Crosby, Frank Sinatra, Duke Ellington e Louis Armstrong.

 


Horóscopo
ENQUETE
Qual é a sua musa preferida:
::Votar::
 
FÓRUM
O que você achou da história do ex-homossexual Paulo Trindade Júnior, que voltou a assumir a identidade masculina após tornar-se evangélico?

EDIÇÕES
ANTERIORES

ESPECIAIS
MULTIMÍDIA
BATE PAPO
ASSINATURAS
EXPEDIENTE
PUBLICIDADE
FALE
CONOSCO
ASSINE A
NEWSLETTER


| ISTOÉ ONLINE | ISTOÉ | DINHEIRO | PLANETA | ÁGUA NA BOCA | ISTOÉ DIGITAL |
EDIÇÕES ANTERIORES | ESPECIAIS |
| ASSINE A NEWSLETTER | ASSINATURAS | EXPEDIENTE | FALE CONOSCO | PUBLICIDADE |
© Copyright 1996/2001 Editora Três