CAPA
 ÍNDICE
 Exclusivo Online
 MULTIMÍDIA
 SEÇÕES
 REPORTAGENS
 BASTIDORES
 ENTREVISTA
 URGENTE
 QUEM SOU EU?
 IMAGENS DA SEMANA
 DIVERSÃO & ARTE
 MODA
 AGITO
 ACONTECEU
 TRIBUTO
 CELEBRIDADE
 EXCLUSIVAS
 INTERNACIONAIS
 INTERNET
 CLICK
 QUIZ
 BUSCA
 

19/02/2001

Televisão

As peripécias de Sandy
A estrela teen, protagonista na nova novela das seis
da Globo,
Estrela Guia, agita a bucólica Pirenópolis,
em Goiás, e atrai hordas de fãs, sempre sob os olhares vigilantes dos pais

André Barreto

Fotos: Felipe Barra
 

  Sandy e Júnior são os únicos a andar com escolta própria durante as gravações

Encravada na serra dos Pireneus a duas horas de Brasília, a bucólica Pirenópolis, cidade histórica de Goiás, nunca viveu dias tão agitados. Cenário de filmes e novelas desde 1969 — o longa O Tronco, com Antônio Fagundes, e cenas do folhetim Renascer foram rodados lá —, sempre encarou com relativa tranqüilidade o vai e vem de atores e de equipamentos de filmagem pelas ruas de paralelepípedos.

Até que Sandy apareceu. Protagonista da nova novela das seis da Globo, Estrela Guia, que está sendo gravada no local, a cantora teen causa frisson por onde passa. “Ela é maravilhosa”, rendeu-se o secretário de Turismo de Pirenópolis, Itamar Gonçalves, 38 anos, que tem dado apoio logístico às gravações.

O pai, Xororó, a mãe, Noely e o irmão, Júnior, que terá uma pequena participação na trama, não saem de perto de Sandy. “Somos uma família unida e eles me dão muita motivação”, diz ela. A namoradinha do Brasil tem atraído atenções de crianças, jovens e avós, ofuscando o brilho de atores veteranos, como Maitê Proença, Sérgio Mamberti e Rodrigo Santoro.

Cordões de isolamento são montados quando ela passa e as gravações ao ar livre atrasam, pois a equipe técnica tem de afastar os curiosos do raio de ação das câmeras. “Tá tudo tranqüilo, mas quando a Sandy chega o bicho pega”, diz o segurança Odilon da Silva, um dos doze contratados pela Globo. A “família real” da música é a única com seguranças próprios, são três homens destacados para a função. Sandy anda escoltada o tempo todo.

“Ela é surpreendente. Fotografa bem e tem uma sensibilidade fora do comum”, elogia o diretor da novela, Carlos Araújo, 38 anos. A estrela retribui com a simpatia de sempre: “Todos se ajudam, estamos bem entrosados e isso facilita o trabalho do grupo”, enfatiza Sandy. Ela interpreta uma garota hippie chamada Cristal e desenvolveu seu lado místico com aulas com o músico Homem de Bem, que ensinou a jovem atriz a cantar mantras.

A pousada onde parte da equipe da Globo ocupa 50 quartos também virou atração. A pedagoga Ingrid de Lucena deixou Brasília às pressas com a filha de 14 anos, Isabel, na terça-feira 13, quando soube que Sandy estava em Pirenópolis. "Fiz essa loucura por ela", diz Ingrid. No dia seguinte, Isabel conseguiu tirar uma foto ao lado de Sandy. “Era meu sonho”, diz a menina.

Com sorte, quem está hospedado lá ainda pode assistir a um show de graça. Numa noite de folga, quando o elenco conversava no hotel onde estão hospedados, Xororó, Sandy e Júnior decidiram fazer uma surpresa. Improvisaram um karaokê com sucessos da família e dividiram o palco com os atores.

Nem tudo, porém, é descontração. A equipe viveu momentos de tensão durante as gravações na Cachoeira do Lázaro, uma das mais conhecidas da região. “Percebi que em poucos minutos a água subiu mais de dez metros, tive que pedir para todos saírem rápido como medida de precaução”, explicou o diretor Carlos Araújo.

Sandy também correu, mas nem por isso desanimou. “A cidade é bonita e tem uma energia especial”, disse ela sobre Pirenópolis, que terá o mesmo nome na novela, por intervenção do governo goiano, que investiu R$ 700 mil reais na cidade para manter as gravações no local. Afinal, Pirenópolis também quer ser estrela.

O papel da mãe
Felipe Barra
Noely, a mãe de Sandy, esteve ao lado da filha em todos os momentos (veja foto ao lado). Só desgrudou da filha durante a entrevista coletiva realizada no hotel onde estavam hospedados, assim como o pai Xororó. Os dois pareciam crianças curiosas, encantados com toda a parafernália de gravação da novela. A cada intervalo entre as cenas aproveitavam para mimar a filha-estrela. Na hora em que Sandy caiu na piscina, vestindo um biquíni bem comportado de lacinho, estavam lá os quatro novamente juntos, como se fossem um só. “É dificil não sentir saudades, somos uma família muito unida”, disse Júnior, que também tem acompanhado todas as gravações.

O papel da dublê
Felipe Barra
Luciana Guerra, 22 anos, estava fazendo testes para participar da minissérie Os Maias, quando foi descoberta pela produção da novela Estrela Guia e imediatamente contratada para ser a dublê de Sandy. Cenas de beijos e a cavalo, por exemplo, serão gravadas por ela, mas até agora Luciana não precisou trabalhar. Quando perguntada se admirava a musa teen, respondeu sem hesitar: “Sou superfã dela. Quem não é? Imagina quantas pessoas não gostariam de estar no meu lugar.”

 

Comente esta matéria

 


Horóscopo
ENQUETE
Você concorda com a nova prefeita de Olinda, que proibiu o axé no carnaval da cidade e promete multar os foliões infratores?
• Sim

• Não

 
:: VOTAR ::
 
FÓRUM
O que você diria para Xuxa nesse momento difícil?

EDIÇÕES
ANTERIORES

ESPECIAIS
MULTIMÍDIA
BATE PAPO
ASSINATURAS
EXPEDIENTE
PUBLICIDADE
FALE
CONOSCO
ASSINE A
NEWSLETTER

| ISTOÉ ONLINE | ISTOÉ | DINHEIRO | PLANETA | ÁGUA NA BOCA | ISTOÉ DIGITAL |
EDIÇÕES ANTERIORES | ESPECIAIS |
| ASSINE A NEWSLETTER | ASSINATURAS | EXPEDIENTE | FALE CONOSCO | PUBLICIDADE |
© Copyright 1996/2001 Editora Três