CAPA
 ÍNDICE
 Exclusivo Online
 MULTIMÍDIA
 SEÇÕES
 REPORTAGENS
 BASTIDORES
 ENTREVISTA
 ESPECIAL ANO 2000
 QUEM SOU EU?
 IMAGENS DA SEMANA
 DIVERSÃO & ARTE
 MODA
 AGITO
 ACONTECEU
 TRIBUTO
 CELEBRIDADE
 TESTEMUNHAS DO
  SECULO
 EXCLUSIVAS
 INTERNACIONAIS
 INTERNET
 CLICK
 BUSCA


Revelação

Haja fibra para essa baiana
A estilista cria roupas a partir de um material inusitado, a fibra de poliamida, faz sucesso com celebridades como Daniela Mercury e Eliana, e expõe em São Paulo

David Helman
As criações de Márcia Ganem ganharam páginas de revistas estrangeiras

Rodrigo Cardoso

Há dois anos a estilista baiana Márcia Ganem entrou numa casa de materiais náuticos, em Salvador, e se interessou por uma rede de pescador:
– Como se compra isso? Por metro, quilo?, perguntou ao vendedor.
– O que você vai fazer com a rede, minha filha?
– Roupa!
– Com isso? Não vai dar!

Quatro meses depois, a estilista, hoje com 37 anos, pendurava em seu atelier, no Pelourinho, a primeira peça feita de fibra de poliamida. Até cair nas mãos de Márcia, o material — feito de náilon — era utilizado basicamente na confecção de cintos de segurança e redes de pesca.

A descoberta despertou a atenção do mundo da moda. Isabela Blow, a influente editora da revista Style do jornal inglês Sunday Times, uma das bíblias da moda, foi conferir a novidade em Salvador. O diário americano Daily Telegraph e a edição francesa da revista Elle também já retrataram suas criações.

De 12 de dezembro até 25 de janeiro, as roupas de poliamida de Márcia – algumas com preço de R$ 75 mil — estarão na Pinacoteca de São Paulo, na Exposição Objeto Brasil — 500 anos Design —, ao lado de trabalhos de Ocimar Versolato e Lino Villaventura. “A poliamida é resistente e dá um caimento muito bom. Não tenho notícia, nacional ou internacionalmente, de alguém que a utilize na moda”, diz Márcia.

Arquivo Pessoal
Daniela Mercury e Emanuele Araújo, da Banda Eva, são suas fãs

Filha de uma costureira e de um comerciante árabe — daqueles que vendiam tudo o que lhes caísse nas mãos — a estilista nunca tomou aula num curso de moda, não viaja para acompanhar as tendências e diz que nem sequer folheia revistas em busca de referências. “Sou o antipadrão de moda em pessoa”, define-se. “Meu parâmetro sempre foi meu olho.”

Márcia, que no ano passado foi apontada pela imprensa de Salvador como revelação da Bahia, cria as peças sentada numa máquina de costura. “Só desenho, quando a cliente insiste muito”, conta.

Seu dia-a-dia se resume a pesquisar materiais ditos “inadequados” pelo circuito da moda, como metal, arame e a própria fibra, e aplicá-los em suas criações. “Sempre fui inconseqüente. Comigo não tem essa história: ‘Moda é assim. É dessa maneira que se faz uma roupa’”, afirma ela.

Arquivo Pessoal
A modelo Isabeli Fontana veste top confeccionado por Márcia

Márcia é casada com um artista plástico, tem uma filha de 14 anos e mora no centro histórico de Salvador, ao lado da Igreja do Passo, que serviu de cenário para as gravações de O Pagador de Promessas. “Do quintal de casa vejo a porta da igreja escancarada. É lindo!”, diz ela.

A estilista cursou Administração durante onze anos e foi dona de restaurante, antes de fazer moda no Pelourinho. Lá, recebeu a visita da apresentadora Eliana e das cantoras Daniela Mercury e Emanuele Araújo, da Banda Eva — todas saíram com sacolas na mão.

Emanuele adora o top de metal dourado feito sob medida pela estilista. “Márcia é uma artista que faz moda”, diz a cantora. “Os materiais que ela usa, como a fibra e o metal, deixam a roupa com uma cara alegórica e chique ao mesmo tempo.”

A próxima coleção de Márcia, a sexta de sua carreira, será inspirada numa lenda da tribo pataxó e será apresentada na semana Barra Shopping de Estilo, no Rio de Janeiro, no próximo ano. E claro, não faltará a fibra da baiana.

Comente esta matéria

 

Leia Também

ACM chora no altar

Carla Perez
frente e verso

A volta do
manezinho

Eles brilharam
em 2000

Haja fibra para
essa baiana


Horóscopo
ENQUETE
Você aprova o tipo de transformação a que Carla Perez se submeteu para mudar o corpo?
 • Sim
 • Não
 
:: VOTAR ::
 
FÓRUM
O que você acha das declarações da prefeita Marta Suplicy, que pretende iniciar seu mandato de vassoura na mão, ajudando a limpar a cidade de São Paulo?

EDIÇÕES
ANTERIORES

ESPECIAIS
MULTIMÍDIA
BATE PAPO
ASSINATURAS
EXPEDIENTE
PUBLICIDADE
FALE
CONOSCO
ASSINE A
NEWSLETTER

| ISTOÉ ONLINE | ISTOÉ | DINHEIRO | PLANETA |ÁGUA NA BOCA |
EDIÇÕES ANTERIORES | ESPECIAIS |
| ASSINE A NEWSLETTER | ASSINATURAS | EXPEDIENTE | FALE CONOSCO | PUBLICIDADE |
© Copyright 1996/2000 Editora Três