CAPA
 ÍNDICE
 Exclusivo Online
 MULTIMÍDIA
 SEÇÕES
 REPORTAGENS
 BASTIDORES
 ENTREVISTA
 URGENTE
 QUEM SOU EU?
 IMAGENS DA SEMANA
 DIVERSÃO & ARTE
 MODA
 AGITO
 ACONTECEU
 TRIBUTO
 CELEBRIDADE
 TESTEMUNHAS DO
  SECULO
 EXCLUSIVAS
 INTERNACIONAIS
 INTERNET
 CLICK
 BUSCA

Pop
  • Ouça trecho das músicas
• Baile da pesada
É necessário ter o plugin Windows Media Player instalado

 

 

Entidade Urbana
Fernanda Abreu fecha década de colagens
musicais em CD sem inovações

Paula Alzugaray

Divulgação
Divulgação Divulgação
  O encarte representa bem a estética do caos e da babel estilística de seu trabalho

A miscigenação musical é investigação da carioca Fernanda Abreu desde o lançamento de seu primeiro solo, Sla Radical Dance Disco Club, em 1990. Ela foi pioneira na fusão de acústicos e eletrônicos, popularizou o sampler, bateu muita lata e derrubou fronteiras sonoras entre Zona Norte e Sul. Cruzou funk com drum’n’bass, hip hop com tecno, criando um poderoso pop comercial e instituindo o samba funk como patrimônio nacional.

Entidade Urbana tem a mesma sede de fusões, aglutina grandes talentos da música brasileira, mas não supera suas conquistas anteriores. No quarto CD de sua carreira solo — que insiste no tema cidades e acaba tocando nas mesmas teclas —, sua “criatura” pop torna-se imperativa demais.

“São Paulo SP” é talvez a faixa mais sintomática deste espírito de “reedição” que predomina no álbum. Parece que Fernanda pegou seu “Rio 40 Graus” — ícone pop da década —, acrescentou um clima de tensão, alguns samplers de raps paulistanos e bateu tudo no liqüidificador. Mas a mistura não reproduz o sabor da canção que canta o Rio como purgatório da beleza e do caos.

Impossível não balançar o corpo, estralar dedos e bater palmas ao som de “Roda Que Se Mexe”, com a batida de violão de Gilberto Gil, ou “Urbano Canibal”, parceria com Lenine. Mas falta personalidade em “Eu Quero Sol”, e não há surpresa em “Zona Norte-Zona Sul”. A pesquisa de sonoridades — como barulhos caseiros de amoladores de facas, fósforos e pratos — fica quase imperceptível no conjunto, que perde-se muitas vezes em excessivas referências à música disco. Entidade pop

 Cinema
As Panteras
Dançando no Escuro
Jogo Duro
Sexo, Pudor e Lágrimas
Vídeo
Bilheteria
 Livros
Anjos do Badaró
Carmen Mayrink Veiga
Corações Sujos
Para ler a tevê
Best-sellers
 Música
Britpop: a nova safra britânica
Divina Saudade
Entidade Urbana
Joyce
Tudo Bonito
Hits
 Teatro
Atlântida – O Reino da Chanchada
O Beijo da Mulher Aranha
 Televisão
Sampop – A Nova Cena
Sessão Coruja
Vidas Cruzadas
Fique de olho
No Ibope
 Exposição
Fotografia e Cidadania

Horóscopo
ENQUETE
Vera Fischer deve recuperar a guarda do filho Gabriel?
• Sim
• Não
 
:: VOTAR ::
 
FÓRUM
A beleza masculina de famosos como Antônio Fagundes e Ciro Gomes, ao contrário da feminina, está associada ao sucesso profissional e não apenas às características físicas?

EDIÇÕES
ANTERIORES

ESPECIAIS
MULTIMÍDIA
BATE PAPO
ASSINATURAS
EXPEDIENTE
PUBLICIDADE
FALE
CONOSCO
ASSINE A
NEWSLETTER


| ISTOÉ ONLINE | ISTOÉ | DINHEIRO | PLANETA |ÁGUA NA BOCA |
EDIÇÕES ANTERIORES | ESPECIAIS |
| ASSINE A NEWSLETTER | ASSINATURAS | EXPEDIENTE | FALE CONOSCO | PUBLICIDADE |
© Copyright 1996/2000 Editora Três