CAPA
 ÍNDICE
 BASTIDORES
 ENTREVISTA
 URGENTE
 QUEM SOU EU?
 IMAGENS DA  SEMANA
 DIVERSÃO & ARTE
 MODA
 AGITO
 ACONTECEU
 TRIBUTO
 CELEBRIDADE
 TESTEMUNHAS DO  SÉCULO 
 EXCLUSIVAS
 INTERNET
 CLICK
 BUSCA

por Vanya Fernandes

Francisco Dantas
Ator veterano do cinema nacional e da televisão morre aos 88 anos, no Rio

Arquivo Agência O Globo
Francisco Dantas: 11 filmes
e 13 novelas na carreira

Com 11 filmes e 13 novelas em seu currículo, o ator Francisco Dantas morreu de insuficiência renal, aos 88 anos, na madrugada de terça-feira 29. Nos anos de 1992 e 1995 Dantas sofreu cirurgia de próstata e desde então estava afastado da tevê devido ao seu frágil estado de saúde. Nascido na Lituânia, Franciskus Vladislovas Cepukaitis veio para o Brasil em 1926. No final da década de 50, Dantas estreou no cinema e participou de dezenas de filmes da época áurea da produtora Vera Cruz, como Dona Xepa, com Odete Lara, Fuzileiro do Amor, ao lado de Mazzaropi, e A Viúva Valentina, com Dercy Gonçalves. Em 1976, entrou na Rede Globo, em que atuou em Gabriela, Escrava Isaura, Selva de Pedra, Água Viva, Top Model, entre outras obras. Sua última novela foi Felicidade. O ator também trabalhou nos programas Os Trapalhões e Chico Anysio Show. Dantas deixa viúva e quatro filhas.

Carl Barks
Desenhista da Disney morre aos 99 anos

Reuters
Pato Donald e Barks: 38 anos
de parceria na Disney

O Pato Donald está órfão. O ilustrador da Disney, Carl Barks, morreu de leucemia na sexta-feira 25, aos 99 anos, na cidade de Grant Pass, no Estado do Oregon, Estados Unidos. Barks é o autor do visual que o namorado de Margarida tem até hoje. Ele começou a desenhar o Pato Donald em 1935, um ano após a estréia do personagem no cinema. Barks também é o responsável pelo jeitão temperamental de Donald e pela sua inconfundível voz estridente. Ele só parou de desenhar as histórias de Donald quando aposentou-se em 1973. Barks é o autor do visual de outros personagens famosos como o Tio Patinhas, os três levados sobrinhos de Donald, Huguinho, Zezinho e Luizinho, além de Gastão e Professor Pardal.

Petrônio Rosa de Santana,
humorista conhecido como Colé, morreu aos 80 anos na terça-feira 29, de falência múltipla dos órgãos, no Rio. Colé estava internado há um mês com pneumonia.
Ele atuou no cinema, teatro e tevê. Paulista da cidade de Cruzeiro, Colé participou de humorísticos como Os Trapalhões e Balança Mas Não Cai. Seu último filme no cimema foi Escorpião Escarlate, em 1991.

Maurício Sette, cenógrafo, morreu aos 51 anos de câncer generalizado na sexta-feira 25, no Rio.
Sette foi quem criou, há 25 anos, os figurinos e cenários da primeira montagem do musical A Ópera do Malandro, de Chico Buarque. O trabalho lhe rendeu um prêmio Molière. No início dos anos 70, estreou no teatro ao lado de Ivan Alburqueque e Rubens Corrêa. Na década seguinte, foi um dos fundadores do Circo Voador, local que revelou talentos como Cazuza, então vocalista do grupo Barão Vermelho.

Jack Nitzsche, compositor, morreu aos 63 anos de parada cardíaca na sexta-feira 25, em Los Angeles, nos Estados Unidos. Nitzsche estava internado no Hospital Queen of Angel, em Hollywood, para tratar-se de uma infecção bronquial.
Em 1982, Nitzsche ganhou o Oscar de melhor canção com “Up Where We Belong”, composta junto com Buffy Sainte-Marie e Will Jennings para o filme A Força do Destino, estrelado por Richard Gere.

Chris Lamon,
dublê, morreu aos 35 anos em acidente, na quarta-feira 23, durante filmagem em Toronto, no Canadá.
Lamon dublava o astro Steven Segal no longa Exit Wounds. Ele fraturou o crânio ao cair da porta traseira de uma van. A polícia do Canadá abriu investigações sobre o acidente.

 

ENQUETE
O técnico da seleção brasileira, Wanderley Luxemburgo, deve ser demitido?
Sim
Não
FÓRUM
As denúncias da ex-amante podema afetar o desempenho do técnico Luxemburgo
à frente da seleção?

EDIÇÕES
ANTERIORES

ESPECIAIS
MULTIMÍDIA
BATE PAPO
ASSINATURAS
EXPEDIENTE
PUBLICIDADE
FALE
CONOSCO
ASSINE A NEWSLETTER


| ISTOÉ ONLINE | ISTOÉ | DINHEIRO | PLANETA |ÁGUA NA BOCA |EDIÇÕES ANTERIORES | ESPECIAIS |
| ASSINE A NEWSLETTER | ASSINATURAS | EXPEDIENTE | FALE CONOSCO | PUBLICIDADE |
© Copyright 1996/2000 Editora Três