CAPA
 ÍNDICE
 BASTIDORES
 ENTREVISTA
 URGENTE
 IMAGENS DA  SEMANA
 DIVERSÃO & ARTE
 MODA
 AGITO
 ACONTECEU
 TRIBUTO
 CELEBRIDADE
 TESTEMUNHAS DO  SÉCULO 
 EXCLUSIVAS
 INTERNET
 CLICK
 BUSCA


Rodeio

Barretos
Onde os sertanejos se encontram

Começa a maior festa de peão do Brasil, com menos público e celebridades que na concorrida edição do ano passado

Cesar Guerrero de Barretos (SP)

Divulgação da Globo
Ana Maria Braga foi conferir a culinária caipira

Ele tem fã clube internacional e lugar garantido no Olimpo caipira. Adriano Moraes, 30 anos, é o único caubói brasileiro a conquistar o título mundial de montaria em touro, no Estados Unidos. Acaba de assinar um contrato com a All-E, empresa de marketing esportivo dirigida pela ex-jogadora de basquete Hortência, e vai estrelar uma campanha publicitária de uma montadora de automóveis. Mesmo assim, Adriano carrega uma frustração. Nunca venceu o rodeio mais famoso do Brasil, a Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, no interior de São Paulo. “Aqui o touro sempre me derruba”, diz ele. “Espero que neste ano a história seja diferente.” A insatisfação do campeão mundial reflete a importância do evento, cuja 45a edição começou na sexta-feira 18 e deve atrair um milhão de pessoas até o domingo 27.

Chitãozinho e Xororó ao lado da cantora americana Reba McEntire

Fora da arena, o ponto alto do primeiro fim de semana da festa foi a Queima do Alho, um concurso de culinária caipira. Quem brilhava ao lado dos cozinheiros de comitiva era a apresentadora Ana Maria Braga. Ela não apenas gravou um programa no local, como comeu e divulgou as receitas dos tropeiros. O vencedor do concurso foi Jorge Pascon, 51, com o cardápio feijão tropeiro, arroz de carreteiro, farofa de carne de sol e carne refogada. “É o mesmo que preparo para meus companheiros ”, informou.

A festa de Barretos é uma espécie de Disneylândia Sertaneja que mistura shows e competições no Parque do Peão, uma área com 2 milhões de metros quadrados. Os números da festa são grandes. No ano passado, 7 milhões de latinhas de cerveja foram consumidas. Boa parte, nos camarotes vips, ponto de encontro de famosos. Este ano, porém, o camarote não repetiu o mesmo sucesso de 1999, quando houve um recorde de celebridades por metro quadrado.

O campeão mundial de rodeio Adriano Moraes, que tentará vencer pela primeira vez em Barretos

ASSÉDIO VIP A estrela da noite de sábado 19 foi a atriz Mônica Carvalho, que está gravando As Aventuras de Angélica. Separada há seis meses do empresário Ricardo Santos, ela levou a mãe, Maria. “Desde que me separei ela viaja comigo”, diz Mônica. A presença materna foi oportuna. Maria defendia a filha de fãs exaltados, que insistiam em fotografar o bumbum da atriz. “Esse tipo de abuso eu não permito mesmo”, diz a mãe. Mas apesar do contratempo, a atriz se divertiu e até arriscou um passeio no lombo de um boi.

O assédio feminino ficou concentrado em dois atores globais da novela Uga Uga, Arnaldo Klay e Rodolfo Freitas. “Já perdi a conta de quantas fotos tirei”, dizia Freitas, que faz João Paulo, um amigo de Bionda, a personagem de Mariana Ximenes na trama.

E os atores da novela Uga Uga, da Globo, Rodolfo Freitas e Arnaldo Klay

Também no camarote estava Marinara Costa. No sétimo mês de gestação, ela exibia o barrigão, com o marido, Fernando Augusto. “Minha filha, Maria Clara, já está agitando”, dizia

Os artistas que se apresentaram nos shows mostraram que Barretos é realmente a praia deles. Antes de subir no palco, no sábado 19, Chitãozinho e Xororó eram pura descontração, brincando com o exótico penteado da cantora americana Reba McEntire, com quem dividiram o palco. “Nosso primeiro sucesso foi “Fio de Cabelo”. Imagine agora que nós contamos com toda essa cabeleira”, divertia-se Chitãozinho. A dupla Sandy e Júnior, atração da noite do domingo 20, também gostou de participar do evento. “Esse palco é especial para nós”, diz Júnior. Apesar de animada, a festa deste ano teve brilho abaixo do esperado. O show de Sandy e Júnior, por exemplo, teve público de 10 mil pessoas. Em 1999, o primeiro domingo do evento reuniu 50 mil pessoas para assistir ao show Amigos.

 

Leia Também

O Dono do Domingo

A Carreira por um fio

Barretos: Onde os sertanejos se encontram

Verdades ou mentiras?

Nasce uma estrela aos 40

Passando a limpo

Sambista diferente

Ciro Gomes e suas duas Patrícias

Ela chega lá

Morte Anunciada

Celulóide com feijão

Drica Moraes em múltiplas cenas

Rasteira no Tio Sam

Uma volta no destino

Coragem de menina



| ISTOÉ ONLINE | ISTOÉ | DINHEIRO | PLANETA |ÁGUA NA BOCA |EDIÇÕES ANTERIORES | ESPECIAIS |
| ASSINE A NEWSLETTER | ASSINATURAS | EXPEDIENTE | FALE CONOSCO | PUBLICIDADE |
© Copyright 1996/2000 Editora Três