CAPA
 ÍNDICE
 BASTIDORES
 ENTREVISTA
 URGENTE
 QUEM SOU EU?
 IMAGENS DA  SEMANA
 DIVERSÃO & ARTE
 MODA
 AGITO
 ACONTECEU
 TRIBUTO
 CELEBRIDADE
 TESTEMUNHAS DO  SÉCULO 
 EXCLUSIVAS
 INTERNET
 CLICK
 BUSCA

Capa

Minha mãe é uma estrela
Como Xuxa, Malu Mader, Cláudia Raia e outras celebridades adaptaram suas carreiras, mudaram o ritmo de vida para exercer a função de mãe e passaram a administrar a exposição dos filhos

Viviane Rosalem

Pausa para descanso e carinhos: Xuxa ganhou colo de Sasha depois do desfile no Barrashopping, no Rio

Parecia que mãe e filha estavam a sós. Sentada num carpete cinza e áspero e com as perninhas gorduchas esticadas, Sasha Meneghel Szafir pediu para a mãe deitar em seu colo. Acariciou os cabelos de Xuxa e se distraiu com o brinco em formato de estrela na orelha direita da apresentadora. Entre sorrisos e gracinhas, assim as duas ficaram por mais de 15 minutos na tenda-camarim de 20 metros quadrados montada numa área do Barrashopping, no Rio, reservada para o desfile da grife infantil de Xuxa, O Bicho Comeu, na quinta-feira 20. Na cena, que reproduz a fina sintonia entre mãe e filha, Sasha ajuda Xuxa a cumprir seu papel de estrela. O que a foto ao lado mostra não é exatamente uma intimidade entre quatro paredes. Testemunhado por um batalhão de fotógrafos, repórteres, fãs e seguranças, o instante sereno contrastava com o turbilhão de gente se acotovelando a menos de dois metros. Entre gritos e flashes, todos queriam registrar a imagem terna do descanso depois de duas aparições das duas na passarela.

“Meu público sempre pede para ver Sasha. É impossível não aparecer, não vou prendê-la em casa’’
Xuxa

A cena retrata a diferença quando a mamãe em questão é uma estrela. Não por acaso Sasha agia com tranqüilidade diante do tumulto. Para ela, já faz parte da rotina. Mesmo que o assédio à filha de Xuxa seja um tanto maior que aos filhos de outras estrelas, quase sempre celebridades que abraçam a experiência da maternidade enfrentam a curiosidade sobre seus filhos. Mas, para elas, isso é detalhe perto do desejo de viver o papel de mãe. E as estrelas também são capazes de fazer tudo por seus filhos. Para driblar horários imprevisíveis de gravações, elas esticam a licença-maternidade ou adiam o retorno às telas. Recusam papéis e diminuem o ritmo de trabalho para dar mais atenção aos filhos. A dedicação à maternidade entre estrelas do showbizz parece ter se tornado mais comum desde que Madonna, hoje no final da gravidez do segundo filho, pisou no freio de sua carreira para dar à luz Lourdes Maria, hoje com 3 anos. E parece ter influenciado muitas estrelas brasileiras.

Mas o que diferencia a mãe comum da famosa? De novo, a exposição excessiva. Para o psicanalista Joaquim Couto Rosa, coordenador do Colóquio Internacional da Relação Mãe-Bebê, este mês, no Rio de Janeiro, a superexposição é um risco. “Mães famosas devem proteger suas crianças. Se elas forem muito exibidas em público podem desenvolver problemas como valorização excessiva do ego. Isso ocorre se a iniciativa de exibi-las partir dos pais, independentemente da vontade da criança”, adverte.

Carolina brinca com Davi na casa nova na Barra, no Rio, mais próxima do Projac, onde grava Laços de Família

Aos 37 anos, Xuxa discorda da opinião e até enfrenta divergências públicas com Luciano Szafir, pai de Sasha, na opção de sempre mostrar a filha em público. A exemplo do desfile, a apresentadora aparece freqüentemente em eventos ao lado de Sasha. Também a leva ao seu programa. “Meu público pede para vê-la e eu a mostro porque sei que eles querem saber como ela está”, explica. Segundo Xuxa, quando a filha chega em algum lugar no qual é reconhecida, cumprimenta com acenos ou um simples “oi, povo”. “É impossível não aparecer. Não vou prender minha filha em casa”, defende-se. Para escapar do assédio dos fãs no Brasil, a apresentadora decidiu comemorar o segundo aniversário de Sasha, na quinta-feira 28, em Miami. “Lá, ela poderá ficar comigo à vontade”, disse, antes de embarcar. A preocupação em diminuir o ritmo pelo bem-estar de Sasha começou na gravidez. Decidida a se dedicar à filha, Xuxa escalou amigos como Alexandre Pires e Ivete Sangalo para apresentar seus programas enquanto estivesse de licença. Antes de voltar ao batente, reformou seu camarim para dar conforto à menina quando ela acompanhasse as gravações.

“Sofri e chorei muito quando deixei Davi pela primeira vez para gravar Laços de Família no Japão’’
Carolina Dieckmann

Mesmo sendo alvo de críticas, na opinião da psicóloga Edna Peters Kahhale, 50 anos, do curso de Pós-Graduação de Psicologia Clínica da PUC, Xuxa não está errada. É fato que nem sempre é possível dar às crianças uma vida de anônima. “A celebridade que é mãe tem que lidar com a curiosidade de quem acompanha sua carreira. O bebê é mais um personagem da história”, diz a especialista. Edna lembra que a mãe famosa cria expectativa nos fãs. “Se uma mulher anônima tem de responder às perguntas das amigas, imagine uma atriz conhecida por milhares de pessoas”, ressalta.

Malu Mader, 35 anos, evita posar para fotos com os filhos João, 5 anos, e Antônio, 3. Mas, para Edna, cumpre sua função de estrela no papel de mãe e formadora de opinião. “Ela não mostra as crianças e é um direito dela. Mas participa de campanhas como a do aleitamento materno. É uma atriz que presta um serviço social através de sua experiência como mãe”, explica a psicóloga. Malu também prefere deixar os filhos fora dos estúdios de tevê ou sets de filmagem e diz que compensa a ausência por conta do trabalho dando toda a atenção às crianças quando chega em casa. “Depois que virei mãe, o meu tempo livre é deles”, diz a atriz. Quando estava grávida do caçula, ela gravou o seriado A Justiceira até o sexto mês de gestação.

Próxima >>

 

Leia Também

Minha mãe é uma estrela

Quando o asfalto vira água

Quem é o calo dos políticos

O salto de Carolina Abranches

A sétima arte de Christine Fernandes

Como na ficção

Divina confusão

Tricô no palco

Cantora, quase por acaso

O herdeiro que pode unir o clã do rei

Ela pilota o trânsito

Rebelde com causa

O inferno astral de Faustão

Furacão adolescente



| ISTOÉ ONLINE | ISTOÉ | DINHEIRO | PLANETA |ÁGUA NA BOCA |EDIÇÕES ANTERIORES | ESPECIAIS |
| ASSINE A NEWSLETTER | ASSINATURAS | EXPEDIENTE | FALE CONOSCO | PUBLICIDADE |
© Copyright 1996/2000 Editora Três