CAPA
 ÍNDICE
 BASTIDORES
 ENTREVISTA
 URGENTE
 QUEM SOU EU?
 IMAGENS DA  SEMANA
 DIVERSÃO & ARTE
 MODA
 AGITO
 LUA DE MEL
 ACONTECEU
 TRIBUTO
 CELEBRIDADE
 TESTEMUNHAS DO  SÉCULO 
 EXCLUSIVAS
 INTERNET
 CLICK 
 BUSCA
 ASSINE O BOLETIM
 EDIÇÕES ANTERIORES
 ASSINATURAS
 FALE CONOSCO
 EXPEDIENTE
 PUBLICIDADE

 



Musa virtual

Funciona com Real Player

Rica, bonita e inteligente

Gabriela Mellão

Gisele Bündchen que se cuide. Um furacão vem ganhando força na internet: Webbie Tookay, a primeira modelo virtual do mundo. Mais camaleoa que Linda Evangelista, ela já inspirou uma tela do artista plástico Romero Brito, fez uma campanha em revista para o celular Nokia e foi mestre de cerimônias do prêmio Webby Awards, o Oscar da Internet nos Estados Unidos. Em sua próxima aventura milionária e multimídia, Webbie será a estrela do Webbie Planet, um portal de entretenimento que será lançado em agosto pela Illusion 2K – empresa do ex-presidente da Elite Model dos EUA, John Casablancas. Ela vai comandar um talk show no qual os entrevistados aparecem em versões virtuais. A modelo, uma criação do designer gráfico sueco Steven Stahlberg – que antes de ser exclusivo da Illusion era responsável por uma galeria de personagens virtuais – promete revelar ainda mais um talento: pop star. Em julho, ela lança seu conjunto musical XXO, no Yahoo! On Line Music Festival, com duas novas modelos virtuais: uma japonesa e outra negra. O grupo tem como produtor Todd Lewis, que já trabalhou com grandes nomes da música pop, entre eles Paula Abdul.

Por trás da tela
Leitura virtual

Gabriela Mellão

Divulgação
João Ubaldo: “Já li Shakespeare na rede”

Anjos de Badaró é o livro virtual que o cronista Mário Prata começa, essa semana, a produzir on line (marioprataonline.com.br). Os internautas vão poder acompanhar o trabalho digitado letra a letra. Já o baiano João Ubaldo Ribeiro sai na frente, disponibilizando integralmente o primeiro livro brasileiro exclusivo para a internet. É o romance Miséria e Grandeza do Amor de Benedita (www.submarino.com.br, 115 págs., R$ 4), a história de uma mulher e seu marido mulherengo.

O que te seduziu na proposta?
João Ubaldo:
Dinheiro.

Teve o cuidado de construir uma história mais ágil?
Não, trabalhei exatamente como costumo.

O que acha da literatura virtual?
Eu mesmo, gosto de livros. Acho desagradável ler no computador.

Por onde navega?
Faço eventuais pesquisas e já li trechos de alguns clássicos da literatura – até mesmo de Shakespeare.

Musa virtual
Reclamação
www.reclamacao.com.br

Gisela Rao

Comprou uma boneca que deveria falar “Oi, Mamãe” e ela fala “Boi Mamão”? Foi maltratado num restaurante porque deixou sua Mercedes na garagem e foi de fusca? Grite! Solte o verbo! Bote a boca no trombone no site Reclamação. Ele é uma espécie de ouvidoria virtual e está pronto para registrar as suas denúncias. Mas, atenção: eles não encaminham o seu problema para nenhum órgão competente. Mesmo assim, vale a pena se juntar a milhares de cidadãos indignados, desta forma você ajuda a empresa a se tocar e evita que outras pessoas sejam prejudicadas. No site você encontra uma banca de advogados para esclarecer dúvidas e alguns links para webpages importantes (como o IDEC – Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor – e a ABERC – Associação Brasileira de Ética e Respeito ao Cidadão). Se você foi lesado, pé na jaca já!

5 minutos tempo que Quantum Project (www.quantumproject.com), o primeiro filme de Hollywood feito para a internet, de 32 minutos, leva para baixar em um computador com conexão via cabo. Por telefone,
o download é de 10 horas.
Riding the Bullet, o primeiro
romance virtual de Stephen King,
400 mil
teve downloads nas primeiras
24 horas no ar.
© Copyright 1996/2000 Editora Três