Diversão & arte - Internet  

Leia também

Exposição Livros  Teatro
 Internet  Música  Televisão
Foco - Youtube
Escritores são eternizados em imagens

texto fernando oliveira

 
Jorge Eder
Paulo Leminski poder visto em vários vídeos: "Os poetas dizem coisas que as pessoas precisam que sejam ditas, sã ouma necessidade orgânica."

A partir de que momento o ser humano fica triste e solitário?”, pergunta o entrevistador. “Isso é segredo. Não quero falar sobre isso”, rebateu a entrevistada. Silêncio, olhos baixos. “Às vezes, basta um choque inesperado. Mas não sou solitária não, tenho muito amigos. E só estou triste hoje porque estou cansada. Em geral, sou alegre.” Quem respondeu de maneira tão intensa a questão proposta pelo jornalista foi a escritora Clarice Lispector, em sua última entrevista antes de morrer, em 1977, para a TV Cultura. Quase 7 mil pessoas que não tiveram a oportunidade de assisti-la já saciaram essa vontade graças ao YouTube. O portal de vídeos disponibilizou em três partes os quase 30 minutos da intensa conversa (Parte 1 – https://www.youtube.com/ watch?v=1aF7QwPGS1Y, parte 2 – https://www.youtube.com/watch? v=6d9i7GhDNyA e parte 3 – https://www.youtube.com/watch? v=MT9XsQM0BVU).

Assim como há Clarice, pode-se achar também depoimentos do poeta Paulo Leminski. Num deles (https://www.youtube. com/watch? v=H-wFEbtodk), o escritor traça um paralelo entre a prática do judô e a poesia. “Aprendi muito em termos de poesia, no sentido de contar sempre com as próprias forças, sobretudo a capacidade de não hesitar diante de uma intuição.” Em outro vídeo (https://www.youtube. com/watch? v=0gm8BCMki64), Leminski fala ainda sobre a importância da poesia. “Não sei se todos os povos amam seus cientistas, mas todos amam seus poetas. Os poetas dizem coisas que as pessoas precisam que sejam ditas, são uma necessidade orgânica.” Agora, além de imortais nos livros, ambos estão eternizados em imagens.

Edu Lopes
Trailer
Saiba antes o que vem por aí no cinema

The Fantastic Four: Rise of the Silver Surfer (https://www.fantasticfourmovie.com/)
O Quarteto Fantástico ganha sua continuação na tela grande e agrega mais personagens clássicos das histórias em quadrinhos em sua trama. Desta vez é a hora de o Surfista Prateado interromper o casamento de Reed Richards e Susan Storm. O emocionante trailer é diversão garantida com a fantástica cena em que o Tocha Humana persegue o anti-herói platinado e leva um verdadeiro passeio dele. Nos cinemas em junho.

 

Edu Lopes
Transformers
(www.transformersmovie.com)

Os mais nostálgicos que não esperem ver os simpáticos carros que se transformavam em robôs no desenho animado em imagens cheias de cores. Na adaptação do diretor Michael Bay, as máquinas estão mergulhadas em cenários soturnos, com pouca luz. Destaque para a cena em que uma garotinha se vê frente a frente com um robô com cara pouco amistosa. Não dá para não ter medo de que Bay tenha estragado o que era tão legal na década de 80. No elenco estão John Voight e John Turturro.

 

Factory Girl (www.factorygirlmovie.net)
Para a maioria das pessoas, Sienna Miller era apenas a ex-namorada traída de Jude Law. Mas depois de Factory Girl, em que interpretou Edie Sedgwick, musa de Andy Warhol na década de 60, ela passou a ser reconhecida como atriz. No trailer, é possível ter uma prévia de que o longa já vale a pena pela ótima performance de Guy Pearce como Warhol e pela direção de arte que recria todo o glamour da época.