Logo
 
Os melhores de 2006 - Perfil
O ano de Lázaro Ramos e Taís Araújo
Na primeira vez em que atuaram juntos, Lázaro Ramos e Taís Araújo se transformaram no grande trunfo de Cobras & Lagartos e, como o primeiro casal negro na tevê brasileira, foram responsáveis pela maior audiência de uma novela das sete nos últimos dez anos
 
 
Lázaro tem três filmes para estrear em 2007, além de entrar na
grade fixa do Canal Brasil com o programa Espelho. Taís volta
a contracenar com Lázaro na peça O Método, que estréia
em abril, e continua à frente do Superbonita em 2007

Antes mesmo de formarem uma dupla, eles já eram sinônimo de sucesso. Ele, considerado uma revelação quatro anos atrás – quando despontou no filme Madame Satã, de Karim Aïnouz –, logo se transformou numa estrela do cinema nacional: com 17 longas no currículo, já ganhou quase 30 prêmios por atuações memoráveis em obras como Cidade Baixa, de Sérgio Machado. Ela, por sua vez, quebrou barreiras com seu talento e entrou para a história da teledramaturgia brasileira por ter sido a primeira atriz negra a protagonizar uma novela – Xica da Silva (1996), na extinta Manchete. Uma das mulheres mais bonitas da tevê, também foi a primeira negra a apresentar um programa de beleza, o Superbonita, do GNT. Juntos, então, não era de se esperar menos. Na primeira vez em que contracenaram, em Cobras & Lagartos, Lázaro Ramos e Taís Araújo ofuscaram tanto mocinhos como Daniel de Oliveira e Mariana Ximenes quanto vilões como Carolina Dieckmann e Henri Castelli.

Na pele dos bem-humorados anti-heróis da novela, alavancaram a audiência da trama de João Emanuel Carneiro. Foi no capítulo em que Foguinho (Lázaro) desmascarou Ellen (Taís), no dia 31 de julho, que Cobras & Lagartos atingiu seu recorde: 51 pontos no Ibope, com 65% de share. Tendo como grande trunfo o carisma do casal, a novela alcançou média de 38 pontos, com 56% de share, a maior audiência dos últimos dez anos no horário das sete. “Para nós, foi uma grata surpresa, porque não sabíamos se teríamos química em cena”, festeja Taís, 28 anos, 15 de carreira, e há cerca de um casada com Lázaro. “Descobrimos que funcionamos também no trabalho, que ótimo! É legal saber que podemos nos ajudar, crescer juntos.”

A torcida do público para que eles tivessem um final feliz na trama significou ainda mais porque, segundo a atriz, uma pesquisa feita pela Globo atestou que a maioria dos telespectadores não sabe que eles são casados na vida real. “Adorei, aí sim é bacana. Deu certo independentemente de as pessoas torcerem porque somos um casal de verdade.” Sempre discretos com relação ao casamento, eles asseguram não temer que, a partir de agora, sejam convidados apenas para trabalhar juntos. “Aprendi a não ter receio de nada faz tempo, desde que fiz Madame Satã e me perguntavam se não tinha medo de ficar marcado por interpretar um homossexual”, diz Lázaro, 28 anos, doze dedicados à profissão. “Temos conseguido fazer escolhas acertadas em nossas carreiras. Não é porque estamos juntos que vai mudar.”

A experiência em Cobras & Lagartos deu tão certo que Lázaro e Taís já estão reservados para fazer par romântico novamente. Aguinaldo Silva faz questão de tê-los em sua próxima novela das oito, com título provisório de Duas Caras, prevista para estrear no fim do ano que vem. “Eles têm muito carisma, são sérios e profissionais. Queria muito trabalhar com os dois juntos, porque formam um casal muito bonito e podem fazer par romântico. Nem sempre há par romântico com atores negros”, diz o autor. Aguinaldo chama a atenção para uma grande conquista dos dois atores: tornaram-se o primeiro casal negro de sucesso na tevê brasileira. “O Brasil é um país mulato, a população negra não pára de crescer. Nada mais justo que tenham destaque também nas novelas”, diz ele.

Antes de voltar à tevê, porém, Lázaro e Taís subirão ao palco juntos, em abril. Ao lado de mais dois atores, ainda não escolhidos, encenarão a peça O Método, uma produção da CIE – empresa mexicana que trouxe para o Brasil shows internacionais e musicais da Broadway. Além disso, ambos tocam projetos individuais. Taís renovou contrato com o GNT e continua à frente do Superbonita em 2007. Lázaro tem três filmes para lançar e, a partir de maio, comandará o Espelho, programa de entrevistas que entra na grade fixa do Canal Brasil depois de uma série de seis edições apresentada neste ano. Com tanta efervescência no campo profissional, será que há projeto também na vida pessoal do casal? Filhos, por exemplo? “Não, não mesmo. Agora é só trabalho”, afirma Taís

Beleza (Taís): Adriana Alves (maquiagem) e Rosemere Santos (cabelo) Produção: Ana Hora Assistente: Giulia Hora Roly Agradecimentos: Ateen, H. Stern, Santa de Roca para Club Chocolate, Ellus, Camisaria Nacional para Contemporâneo, Assistente de estúdio: João Luiz Soares e Silvano Martins.