Reportagens  
 Envie esta matéria para um amigo
Televisão
Um galã para Thiago

Protagonista da nova novela das seis da Globo, Thiago Fragoso
recusou proposta para ganhar o dobro do salário na Record
texto Jonas Furtado
foto claudio gatti
Ele e a mulher, Mariana Vaz, trabalharam juntos no teatro
e irão contracenar na tevê. “Achava que a gente poderia
perder um pouco do nosso espaço como casal. Ela
nunca teve esse medo”, diz ele
Ele já foi dependente químico em O Clone, psicopata em Senhora do Destino, capitão caramuru que virou fantasma em A Casa das Sete Mulheres, mulher em Sexo Frágil e até o porquinho Rabicó de O Sítio do Pica-Pau Amarelo. No versátil currículo de personagens vividos por Thiago Fragoso faltava um galã. O vácuo será preenchido a partir da próxima segunda-feira 16, quando estréia O Profeta, a nova novela das seis da Globo. Aos 25 anos, casado há dois com a atriz Mariana Vaz, ele diz que o desafio chegou na hora certa. “Artisticamente, talvez já estivesse pronto antes. Mas, pessoalmente, hoje tenho uma família. Minha mulher é muito companheira. Às vezes você trabalha 16, 17 horas por dia, ter uma base legal é fundamental.”

Protagonizar uma novela era um objetivo de Thiago. Em abril, ele renovou o contrato com a Globo até 2010 e procurou a direção da emissora para expressar sua vontade de assumir responsabilidades maiores na casa. Paralelamente, recusou uma proposta para ganhar o dobro na Record, onde teria status de estrela. “A Globo é uma empresa onde você pode construir uma carreira a longo prazo, dá muita segurança. Posso crescer muito lá dentro”, justifica.

O bom momento do ator passa também pelo cinema e o teatro. Fora das novelas desde 2004, ele atuou em cinco longas e duas peças de teatro, entre elas Veneza, na qual contracenava com Mariana. Em O Profeta, marido e mulher voltam a trabalhar juntos – o que já foi motivo de preocupação para ele. “Achava que, virando colegas de trabalho, a gente poderia perder um pouco do nosso espaço como casal. Ela nunca teve esse medo, e, quando aconteceu, tive que dar o braço a torcer.” Mariana diz que a química entre os dois funcionou. “Com Veneza, viajamos juntos pelo Brasil, ficávamos juntos em tempo integral, de quinta a domingo. Foi maravilhoso.”

Assim como Thiago, Mariana também sofre de insônia. “Quando ele não dorme, eu também não durmo”, diz, antes de revelar as táticas para ajudar o companheiro a pegar no sono. “Faço massagem, cafuné...”. Convivendo com o problema desde a infância, o ator já tentou todo o tipo de tratamento. Fez homeopatia, alopatia, yoga, meditação e faz terapia há 10 anos. “Ajuda, mas nada cura”, afirma. “Tenho sono muito leve, demoro para dormir e acordo quatro, cinco vezes por noite. Chega a dar raiva.”

Se há uma coisa que deixa Thiago mais irritado do que as noites em claro é ir ao supermercado. “Odeio fazer a compra do mês. Acho chato, não tenho paciência”, assume. A ingrata tarefa se tornará ainda mais árdua depois que O Profeta estrear e o rosto do ator adentrar lares pelo Brasil. “Vou sair para comprar feijão e ouvir a pessoa do lado falar ‘olha lá o cara de Malhação’. Dias antes de eu ir ao supermercado, Mariana já começa a me acalmar: ‘Amor, daqui uns 3, 4 dias, vai ter que fazer a compra do mês...’”, diverte-se. “Ela vai amaciando o tigre.”