CAPA
 ÍNDICE
 BASTIDORES
 ENTREVISTA
 Seções
 URGENTE
 QUEM SOU EU?
 IMAGENS DA  SEMANA
 DIVERSÃO & ARTE
 MODA
 AGITO
 LUA DE MEL
 ACONTECEU
 TRIBUTO
 CELEBRIDADE
 TESTEMUNHAS DO  SÉCULO 
 Coluna
 EXCLUSIVAS

 

  DINHEIRO ISTOÉ
 
 

Foco

Percpan: festa dos tambores

Gerson de Faria, de Salvador

Divulgação
Rita Marley: raízes da batida do reggae

A sétima edição do Percpan – Panorama Percussivo Mundial –, que acontece de 12 a 16 de abril, no Teatro Castro Alves e Concha Acústica, em Salvador, traz a hegemonia das mulheres. O festival internacional de percussão promoverá este ano um encontro inédito entre Margareth Menezes, Ivete Sangalo e Daniela Mercury. No elenco feminino também estão escaladas Fafá de Belém – que vai misturar a percussão típica do Pará com a batida do grupo Tambores do Mar, de Portugal – e Cássia Eller, que armou uma banda especialmente para o festival, a Pegapacapá.

A exemplo do que aconteceu com os índios do Alto Xingu, em 1999, uma atração deve sensibilizar as platéias: As Ceguinhas de Campina Grande, deficientes visuais de nascença que, com seus pandeiros, preservam a tradição do coco, ritmo típico do Nordeste. Entre as atrações internacionais, o destaque é Rita Marley, viúva de Bob Marley, que traz as raízes da música jamaicana, ao lado do Davely Kumina Group e da Blue Mento Gaze Band. As atenções também se fixam no “subversivo” octeto feminino Map Marimba Girls Plus, de Botswana, cuja tradição musical veta justamente às mulheres a execução da marimba.

O caráter de recuperação de manifestações musicais distantes e perdidas a que se propõe o festival será representado este ano pelos tambores, apitos de talo de mamoeiro e mini-harpas feitas à mão dos Pigmeus Aka, da República Centro-Africana. A direção artística do Percpan é de Gilberto Gil e Naná Vasconcelos e a maior novidade deste ano é a ampliação de suas fronteiras. Uma versão reduzida do festival se deslocará para São Paulo, nos dias 19 e 20 de abril, e em seguida para Paris, entre os dias 26 e 28 de maio, onde integram o Festival de La Villete. Em 2002, Nova York será incluída no roteiro.

Copyright 1996/2000 Editora Três

LEIA
TAMBÉM
 Cinema
Garota, Interrompida
Ping-pong
A Carta
Por amor
Gigolô por acidente
Ping-pong
 Livros
Oh! Dúvida cruel!
Best-sellers
Ping-pong
Crônicas de Viagem
 Música
EletroBenDodô
Backstreet Boys Singles
Ping-pong
Percpan: festa dos tambores
Hits
 Exposição
Brasil 500 Anos: Descobrimento
e Colonização
 Teatro
Monólogos da Vagina
Pedro Vicente e o “teatro da ofensa”
Perfil
Replay
 Televisão
Programa do Jô
Hermes e Renato
Buscando o Brasil
No Ibope
Fique de olho
 Internet
José Simão
Penetra