CAPA
 ÍNDICE
 BASTIDORES
 ENTREVISTA
 Seções
 URGENTE
 QUEM SOU EU?
 IMAGENS DA  SEMANA
 DIVERSÃO & ARTE
 MODA
 AGITO
 LUA DE MEL
 ACONTECEU
 TRIBUTO
 CELEBRIDADE
 TESTEMUNHAS DO  SÉCULO 
 Coluna
 EXCLUSIVAS

 

  DINHEIRO ISTOÉ
 
 

Foco

Música étnica Invade o Brasil

Ramiro Zwetsch

Divulgação
Khaled: pela segunda vez no Brasil

Há oito anos acontece o Festival Heineken Concerts em São Paulo, com a proposta de trazer artistas de todo o mundo, além de músicos brasileiros sintonizados com sonoridades étnicas. Entre 5 e 8 de abril, o público paulista poderá conferir o eclético leque de atrações deste ano. Um show muito aguardado é do raï argelino Cheb Khaled, que investe na mistura de música árabe com gêneros contemporâneos.

Ele vem em boa hora, já que seu disco Khaled, lançado em 1992, figura na lista de mais vendidos de Gente há sete semanas. Também do continente africano vem Salif Keita, artista de Mali que também mistura os ritmos africanos com uma linguagem pop. Ele termina seu show com uma participação especial do paraibano Chico César.

Outro destaque é a cantora cabo-verdiana Cesaria Evora, artista que já gravou com Marisa Monte e Caetano Veloso e tem um gosto especial pela música brasileira. O repertório do show inclui “É Doce Morrer no Mar”, clássico de Dorival Caymmi que Cesaria gravou no seu último disco, Café Atlântico. Representando o blues norte-americano, Taj Mahal tem mais de 50 discos gravados.

O bluesman receberá no seu palco alguns dos representantes nacionais do gênero, como o guitarrista André Christovam e o gaitista Flávio Guimarães. Entre os artistas nacionais, o show mais esperado é o do pernambucano Lenine. Seu último disco, Na Pressão, foi escolhido o melhor disco brasileiro de 1999 pela Associação Paulista de Críticos de Arte, e o melhor do mundo na votação de 120 DJs de vários países. Sua apresentação terá as participações dos internacionais Richard Bona (contrabaixista de Camarões) e Regis Gisavo (acordeonista de Madagascar).

Lenine – 5/4, Tom Brasil / Cheb Khaled – 6/4, Tom Brasil / Taj Mahal – 6/4, Bourbon Street / Salif Keita – 7/4, Tom Brasil / Cesaria Evora – 8/4, Teatro Alfa.

Copyright 1996/2000 Editora Três

LEIA
TAMBÉM
 Cinema
Cenas documentais
Bossa Nova
Inferno
Bilheteria
 Livros
O significado da vida
Subsolo infinito
Ping-Pong
Best-sellers
 Música
Amazonas
Morada do samba
Ping-Pong
Música étnica invade o Brasil
 Teatro
Mais Perto
Na bagunça do teu coração
Ping-Pong
 Televisão
Rede Globo 2000
Ping-pong com Camila Pitanga
Ping-pong com Jô Soares
Superbonita
Cerco ao General
Fique de olho
 Internet
Zulu
Quero ser famoso