CAPA
 ÍNDICE
 BASTIDORES
 ENTREVISTA
 Seções
 URGENTE
 QUEM SOU EU?
 IMAGENS DA  SEMANA
 DIVERSÃO & ARTE
 MODA
 AGITO
 LUA DE MEL
 ACONTECEU
 TRIBUTO
 CELEBRIDADE
 TESTEMUNHAS DO  SÉCULO 
 Coluna
 EXCLUSIVAS

 

  DINHEIRO ISTOÉ
 
 

Foco

Cenas documentais

Paula Alzugaray

Divulgação
O Rap...: documentário inédito

O cinema de documentários brasileiro já tem sua lista dos “dez mais”. Eleitos por 40 especialistas, os maiores clássicos do gênero serão exibidos no 5.º Festival É Tudo Verdade, que acontece de 6 a 16 de abril no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Na seleção estão incluídos Imagens do Inconsciente, de Leon Hirszman, e Garrincha, Alegria do Povo, de Joaquim Pedro de Andrade. Ainda não será desta vez que o público poderá conferir Di, filmado por Glauber Rocha no velório do pintor Di Cavalcanti, premiado em Cannes e interditado pela Justiça desde 1979.

Para compensar, Eduardo Coutinho comparece duplamente: com Cabra Marcado para Morrer, incluído entre os dez mais, e o já candidato a clássico, o premiado Santo Forte, sobre a religiosidade nos morros cariocas. O morro também é o cenário de Notícias de uma Guerra Particular, radiografia do tráfico e da violência no Morro Dona Marta, no Rio, de João Moreira Salles e Katia Lund – destaque entre os 13 finalistas da mostra competitiva.

Com um número recorde de inscrições, a organização do Festival acredita que a crise que consumiu o longa-metragem não passou pelo documentário. Um exemplo é Paulo Caldas, diretor do drama O Baile Perfumado, que este ano atacou de documentário, com O Rap do Pequeno Príncípe Contra as Almas Sebosas.

Copyright 1996/2000 Editora Três

LEIA
TAMBÉM
 Cinema
Cenas documentais
Bossa Nova
Inferno
Bilheteria
 Livros
O significado da vida
Subsolo infinito
Ping-Pong
Best-sellers
 Música
Amazonas
Morada do samba
Ping-Pong
Música étnica invade o Brasil
 Teatro
Mais Perto
Na bagunça do teu coração
Ping-Pong
 Televisão
Rede Globo 2000
Ping-pong com Camila Pitanga
Ping-pong com Jô Soares
Superbonita
Cerco ao General
Fique de olho
 Internet
Zulu
Quero ser famoso