Diversão & arte - Gastronomia  

Leia também

Exposição Livros  Teatro
 Internet  Música  Televisão
 Os melhores de 2005 - a escolha da Gente
 Leia o perfil de Bel Coelho
Os melhores de 2005
Destaques
Divulgação
Paulo Martins popularizou ingredientes amazônicos e influenciou chefs como Bel Coelho

Mestre da nova geração
Dono do restaurante Lá em Casa, em Belém, Paulo Martins fornece matérias-primas regionais a restaurantes do Sudeste, depois de popularizar ingredientes como a erva jambu e o aviú, microcamarão de água doce. O chef paraense influenciou a cozinha de Alex Atala e despertou em Bel Coelho o interesse em desenvolver uma cozinha brasileira contemporânea.

De olho no futuro
Diretor-técnico da Miolo, a primeira vinícola a produzir um ultrapremium e a inovar na utilização de estilos de uvas, desenvolvendo um vinho com castas portuguesas, Adriano Miolo firmou, neste ano, uma associação com a chilena Via Wine. O resultado é a Viasul Wine Group, que pretende ser a número 1 do Mercosul.

Divulgação
“Filhote com Tucupi e Tapioca”, apresentado por Alex Atala no Madrid Fusión
O sabor do Amazonas
O “Filhote com Tucupi e Tapioca” foi um dos pratos mais badalados no Madrid Fusión, que reuniu os maiores chefs do mundo na capital espanhola, no início do ano. Para criar o sabor da Amazônia, Alex Atala usou um peixe marcante da região, a mandioca em três texturas diferentes e ervas típicas da floresta como chicória, alfavaca-do-Pará e jambu.

Sucesso no Rio
A chef Carla Pernambuco tem se dividido entre a capital paulista e o Rio, onde sua filial do Carlota está badaladíssima. Após uma viagem a Portugal, ela incorporou no cardápio releituras de pratos tradicionais portugueses. A gaúcha também lançou Desejo, um livro que comemora 10 anos do primeiro restaurante, em São Paulo, com 80 receitas.