20 de março de 2000
Home
Outras Edições
Outras Edições
Diversão e Arte
Home
Assine
Assine
Semana
Assine
Assine

Assine

Fale Conosco
Assine
Busca
 


Televisão

A longa espera de Serginho Groisman

Fot: Piti Reali
Carregado por alunos do Equipe, onde estudou nos anos 70: ele fala a língua da moçada

Pouco antes da contratação da Globo, Groisman ouviu de Silvio Santos que o Programa Livre continuaria no ar. “Você vai ver!”, brincou o empresário. Hoje, é apresentado por Ana Bárbara Xavier, a Babi. “Nem a música de abertura mudou. Eu fiz tudo”, diz Groisman. Ele fez 2.200 edições do Programa Livre. Num deles, o boxeador Maguila foi questionado sobre qual seu estado físico e mental antes das lutas e respondeu: “Aracaju, Sergipe”. Em sua platéia sentaram 520 mil jovens. Apenas um deles o tirou do sério. Foi uma garota que perguntou à então prefeita de São Paulo, a paraibana Luiza Erundina, se ela poderia criar uma lei que impedisse a vinda de nordestinos para a capital paulista. Groisman, que é judeu, disparou contra a jovem: “No Carnaval, você já foi atrás de trio elétrico? Já leu Jorge Amado? Já ouviu Raul Seixas? Como você fala uma coisa dessas para a prefeita?”. O apresentador conquistou o respeito do público sem mudar sua personalidade: “Não preciso saber a nova gíria, falar brother, maneiro ou galera. O grande problema dos apresentadores é querer ser jovem”.

Uma única vez Groisman diz que sucumbiu à tentação e saiu com uma garota da platéia. “Ela tinha 17 anos”, conta. “Uma semana depois, a escola dela voltou ao programa e todos os alunos sabiam.” Hoje, Serginho recusa os convites, apesar de “receber propostas de casamento de muitas senhoras”. Solteiro há cinco meses, sua última namorada foi Valéria Lopes, 26 anos, uma jornalista que trabalha na produção de seu programa. “Acho que foi ele quem tomou a iniciativa”, diz Valéria. Os dois ficaram juntos durante três anos. “No começo foi difícil. Era aquela coisa na redação: ‘Pô, é a namorada do chefe!’.”

Groisman é filho de um romeno e uma polonesa. Seus bisavós e algumas tias morreram num campo de concentração nazista. Na infância, jogava futebol com a irmã. Na rua, sofria nas mãos dos vizinhos e, às vezes, chegava em casa com o nariz sangrando. “Minha mãe me batia porque eu tinha brigado e meu pai, por ter apanhado. Apanhava três vezes”, conta. Groisman nunca traçou planos para o futuro. O único sonho que alimentou, aos 16 anos, foi o de ser cantor. “Me matriculei num coral para ficar com uma namorada.” Hoje, o apresentador é um dos poucos artistas que não coloca sua privacidade na vitrine. Não publica fotos de sua casa e não tem namorada famosa. Os encontros do apresentador com as celebridades acontecem com discrição.

Arquivo Pessoal
Sua última namorada foi Valéria Lopes , 26 anos, da produção de seu programa

A atriz Ana Paula Arósio, 24 anos, conheceu o apresentador quando era modelo e os dois se tornaram amigos. “Era meu melhor amigo”, diz Ana Paula. “A gente adorava sair para dançar.” De tão próximos, Groisman chegou a ser citado no bilhete escrito pelo noivo da atriz, Luiz Carlos Tjurs, antes de se suicidar em 1996. “Nunca soube o teor do bilhete suicida. Eu e a Ana já havíamos nos distanciado sete meses antes do suicídio.” Ana Paula fala com carinho do amigo e lembra de uma peça a que assistiram juntos: “Serginho levou capas de chuva porque sabia que os atores molhavam a platéia. Quando perceberam que só nós dois estávamos protegidos, fomos molhados e jogados ao chão.”

Confesso mal administrador do próprio dinheiro, Groisman deixa parado no banco o que ganha na tevê, cujas cifras não revela. Dono de um apartamento de dois quartos em Pinheiros, zona oeste de São Paulo, e de um Audi 97, ele demorou para conseguir seu primeiro emprego de repórter, aos 30 anos, na Rede Bandeirantes Firmou seu estilo numa performance ao vivo em que perguntava à platéia do filme Calígula, recém-liberado pela censura, se queria ver “arte ou sacanagem” no filme. Agora, ele aguarda com grande expectativa a estréia na Globo para voltar ao público que o respeita e admira, como o grande brother da galera.


Produção: Luciane André
Maquiador: Jorge Vieira
Agradecimentos: BestMix

Serginho Groisman 1 - Serginho Groisman 2 - Serginho Groisman 3

 

BoletimAssineFale ConoscoOutras ediçõesHomeBoletimAssineFale conoscoOutras ediçõesHome