Diversão & arte - Música  
Divulgação
Eduardo Moscovis e Priscila Fantin: música para embalar romance
Divulgação
• • •

Leia também

Exposição
Gastronomia
Internet
Livros
Música
Teatro
Televisão
• • •
Trilha sonora
Alma Gêmea
Açucarado como a novela, CD traz gravações inéditas de Sandy, Roberto Carlos e Roupa Nova
Mauro ferreira

O capricho da Rede Globo na produção da novela Alma Gêmea, que recuperou a audiência das 18h, estendeu-se à trilha sonora da história de Walcyr Carrasco. Os CDs das tramas do horário geralmente trazem reunião aleatória de fonogramas com pouca conexão com o enredo. Mas o disco de Alma Gêmea é exceção. Além de incluir gravações inéditas de Sandy e Roberto Carlos, a seleção tem o tom açucarado da novela.

Sandy exemplifica o romantismo ingênuo da trilha. Sem Junior, a cantora entoa “Um Segredo e um Amor”, versão de “Secret Love”, sucesso de Doris Day em 1953 no filme Ardida como Pimenta, e parece involuir, cantando em tom adolescente que havia superado.

Roberto Carlos revive a guarânia “Índia”, popularizada no Brasil por Cascatinha & Inhana em 1952 e por Gal Costa em 1973. A gravação do Rei foi feita em 2002 para um abortado projeto sertanejo. Fiel ao ritmo da guarânia, mas num arranjo mais clean, a interpretação adocicada do cantor está em sintonia com a trilha, que traz também o pop ruralista de Guarabyra, “Margarida”, nas vozes harmoniosas do Roupa Nova. Mas, na seara caipira, nada é mais sublime que ouvir Elba Ramalho em “Estrada do Sertão”, de João Pernambuco e Hermínio Bello de Carvalho, com o acordeom de Sivuca e o romantismo na medida certa. Com açúcar e
com afeto