Celebridade  
George Magaraia

Emoção semelhante à sua personagem no cinema Dercy viveu na terça-feira 24, ao ser homenageada na entrega do Grande Prêmio TAM do Cinema Brasileiro, onde mostrou que continua irreverente aos 98 anos de idade

 
• • •

Dercy Gonçalves

por Diógenes Campanha

Em 1958, Dercy Gonçalves interpretou Janete, protagonista
do filme A Grande Vedete.
A personagem era uma atriz veterana que se surpreendia ao ver que o tempo não havia
apagado o carinho do público
por ela
A Grande Vedete. O título do filme de 1958 não poderia ser mais apropriado para Dercy Gonçalves, que interpretava a protagonista Janete. Uma das maiores vedetes do cinema e do teatro brasileiros, ela fez a personagem que, em certo momento da vida, percebia que não poderia mais interpretar os papéis que a haviam consagrado. Decide então assumir dignamente a condição de atriz veterana e se surpreende ao descobrir que o público ainda a amava. No filme, dividiu a cena com nomes como a comediante Zezé Macedo, já falecida, e John Herbert, na época o maior galã do cinema nacional. Passados 47 anos desse trabalho, foi a vez de Dercy, tal qual a personagem, receber, na terça-feira 24, o carinho dos colegas. Homenageada no Grande Prêmio TAM do Cinema Brasileiro, entregue no Rio de Janeiro, ela teve exibidos no telão trechos de alguns de seus 52 filmes. Ao subir ao palco para receber o troféu, Dercy foi aplaudida de pé e brincou no agradecimento: “Obrigada por me aturarem”, disse. Fernanda Montenegro, eleita melhor atriz pelo filme O Outro Lado da Rua, falou que estava feliz por ser premiada no mesmo ano da homenagem à comediante. “Ela fez parte da minha vida”, declarou Fernanda. Aos 98 anos, mas mantendo a irreverência e o deboche que marcam toda a sua carreira, Dercy comentou a elegância da festa black-tie.

“É ótimo todo mundo elegante neste Oscar brasileiro. Especialmente os homens, que ficam lindos de terno”, disse ela, que brincou com o fato de estar presente à premiação. “Acho que sou um E.T., porque não conheço ninguém na minha idade que vá ao Oscar.” .