Diversão & arte - Internet  

Leia também

Exposição Livros  Teatro
 Gastronomia  Música  Televisão
Foco - Música
Banco de dados da MPB

Fábio Farah

Claudio Gatti
Maria Luiza Kfouri: sistema
de busca para 4.736 discos
de 1.388 intérpretes

Em 1965, fascinada com o mundo da música que acompanhava nos festivais televisivos e em espetáculos ao vivo, a jornalista e musicóloga Maria Luiza Kfouri, então com 11 anos de idade, começou a colecionar LPs. Trinta e um anos depois, ela tinha um acervo particular de milhares de discos de música brasileira, e um enorme problema para conseguir localizar os títulos. Naquele momento, resolveu utilizar um computador para organizá-los.

O resultado de seu esforço é o recém-inaugurado site Discos do Brasil (www.discosdobrasil.com.br), onde os internautas amantes da música brasileira podem navegar por um banco de dados com 4.736 discos de 1.388 intérpretes, totalizando 34.115 músicas, 8.356 compositores, 1.876 arranjadores e 12.406 músicos acompanhantes.

O diferencial do site é seu sofisticado sistema de buscas, que permite o cruzamento de informações. Além dos títulos dos discos, dos anos de lançamento, das músicas e de seus autores, o site lista os músicos acompanhantes, as faixas em que tocam e seus instrumentos. “Em minhas pesquisas, não encontrei nenhum site similar em nenhum outro país”, diz Maria Luiza. Muitas músicas estão em formato digital e podem ser ouvidas por 30 segundos.

Em Discos do Brasil, há mais informações sobre os álbuns do que em suas próprias fichas técnicas. “Quando elas não especificavam as faixas em que os músicos participavam, me dediquei ao lento e meticuloso trabalho de ouvir cada uma e identificar todos eles”, conta Maria Luiza, que, desde que inaugurou o site, passou a receber novos álbuns para incrementar seu acervo digital. “Discos do Brasil não tem toda a discografia brasileira, mas uma discografia com um recorte muito pessoal, com maior ênfase nos álbuns dos anos 60 para cá”, diz Maria Luiza. Mesmo assim, raridades podem ser encontradas, como o disco Orfeu da Conceição, de Tom Jobim e Vinicius de Moraes.

O Prêmio Multishow de Música Brasileira é o único em que o público decide desde os indicados até os vencedores. A votação está na segunda fase, com cinco finalistas disputando cada uma das 10 categorias. O resultado final será divulgado, ao vivo, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, em 5 de julho. Para votar, basta se cadastrar no site.

10,9%
Foi o crescimento mundial
da venda de computadores pessoais
no primeiro trimestre deste ano
Fonte: Reuters