Diversão & arte - Internet  

Foco - Humor
Paródia em forma de videoclipe

Fábio Farah

Leia também

Cinema
Exposição
Livros
Música
Teatro
Televisão
Wellington Cerqueira
Rafinha, criador do site que faz versões
de clipes de Latino e Kelly Key

Em meados da década de 90, quando trabalhava em emissoras televisivas em Porto Alegre (RS), o jornalista e ator Rafael Bastos, 28, tinha vontade de fazer humor na tevê. “Ninguém me levava
a sério, achavam que eu era maluco e nunca me davam oportunidade”, diz ele. Atualmente, Rafinha
prova que descobriu como fazer humor, mas em outra telinha, a do computador. A página do Rafinha (www. paginadorafinha.com.br) recebe em média oito mil visitas diárias e é o único site brasileiro que conta com uma produção independente de vídeos de humor.

Recentemente, as várias paródias do clipe “Festa no Apê”, do cantor Latino, viraram mania entre os internautas. “Eu faço tudo: filmo, atuo e edito”, diz Rafinha, que é ator e já protagonizou vários
comerciais de tevê. “Os vídeos são o único atrativo do site, as outras piadas existem para quem
não consegue acessá-los”, completa ele, que já criou versões satíricas para músicas de Kelly Key
(ex-Latino) e Bee Gees.

A idéia de usar a internet como canal de humor surgiu quando Rafinha passava uma temporada nos Estados Unidos, jogando basquete na Universidade do Nebraska, em 1999. “Eu queria um canal para me comunicar com os amigos”, diz ele, que se recorda de sua primeira piada animada, uma pamonha dançarina. Apesar de “tosca e bizarra”, a animação caiu no gosto dos internautas brasileiros.

Fotos: EFE
CLIQUE AQUI
www. skol.com.br

Para a galera antenada que quer bombar no maior festival de música eletrônica da América Latina, o Skol Beats 2005, que acontece no dia 16 de abril no Sambódromo de São Paulo, uma passadinha no site é fundamental para ficar por dentro. Entre as feras que irão comandar as pick-ups na 6ª edição da balada estão Faithless, Mylo, Seb Fontaine e Renato Cohen. Da mesma forma que a publicidade televisiva, a idéia de um vírus dance que contagia as pessoas marca presença no design do site. Há venda de ingressos online, promoção de 200 entradas e, para os desorientados, mapa para chegar ao local. Enquanto o internauta passeia pelo site, músicas como “Hush Hush”, do DJ Marky, vibram a telinha.

135,5 trilhões
De cálculos por segundo é o novo recorde do supercomputador Blue Gene/L
Fonte: BBC Brasil