Celebridade  
Divulgação
No palco da boate Som de Cristal, em 1964, Elza Soares cantava enquanto Garrincha não escondia o orgulho de vê-la brilhar. A paixão é retratada no filme Garrincha – Estrela Solitária. Hoje, aos 67 anos, a cantora continua vencendo preconceitos, como o de namorar um jovem de 28 anos .
• • •

Enviar para um amigo
Leia colunas anteriores

Elza Soares e Garrincha

por Diógenes Campanha

Prensa Tres

Em setembro de 1964, Elza Soares exibia sua voz rouca no microfone da boate Som de Cristal, uma das mais antigas e tradicionais de São Paulo, diante de um apaixonado Mané Garrincha, que não conseguia tirar os olhos dela enquanto ela cantava. Antes do show, o casal havia protagonizado um incidente na porta do Hotel Lord, onde não foram aceitos como hóspedes pelos proprietários, uma amostra do preconceito que sofreram ao longo da relação. O incidente em nada atrapalhou a performance da cantora no palco. Segundo o noticiário da época, Elza e Garrincha “receberam grande consagração”, o que se pode perceber pelo olhar orgulhoso do craque. Também foi durante uma apresentação, dois anos antes, que eles se conheceram. O Brasil se preparava para a Copa do Mundo de 1962 e Elza foi chamada para fazer um show para a Seleção. Garrincha ofereceu seu quarto para que ela trocasse de roupa e foi assim que começaram a conversar. Ela também viajou para o Chile, onde foi disputado o Mundial, e viu o gênio das pernas tortas ganhar o bicampeonato praticamente sozinho, após a contusão de Pelé na segunda partida do Brasil. Garrincha ofereceu a ela a conquista. Nos 20 anos que ficaram juntos, Elza acompanhou as glórias e também a decadência de Garrincha, que sofreu com o alcoolismo e morreu em 1983. Ela ainda teve que enfrentar as críticas dos fãs do jogador, que a consideravam culpada pela decadência do ídolo. A relação do casal
é o principal tema de Garrincha – Estrela Solitária, que estreou nos cinemas brasileiros em fevereiro. Na tela, Elza é vivida por Taís Araújo e Mané é interpretado por André Gonçalves. A cantora ajudou a atriz a compor o papel, mas não compareceu à pré-estréia do filme e tem evitado falar sobre a produção.