Diversão & arte - Internet  
Os melhores de 2004
A Escolha da Gente

Os melhores endereços do Brasil em dez categorias diferentes, das febres fotolog e blog até uma gravadora virtual e um site erótico apimentado

Leia também

Cinema
Exposição
Livros
Música
Teatro
Televisão
Divulgação  

Música
www.tramavirtual.com.br
Para as bandas que não conseguem um lugar ao sol, a Trama Virtual oferece um excelente refúgio. No site, os artistas independentes criam a própria homepage – com fotos, release, MP3. Além disso, há uma agenda em que podem informar sobre os próximos shows ou eventos em que marcarão presença.

Divulgação  

Blog
www.nemonox.com/ppp
O Por um Punhado de Pixels, de Nemo Nox – pseudônimo de um santista que mora nos Estados Unidos –, foi eleito o melhor weblog do mundo, pelo júri popular, no concurso Best of the Blogs do Deutsche Welle International Weblog Awards 2004, no dia 6 de dezembro. Lá, Nemo comenta política, livros, filmes, música e cultura popular.

Divulgação  

Gastronomia
www.olivieranquier.com.br
Após três anos na rede, o boulanger Olivier Anquier reformulou o seu site. Os internautas gourmets podem assistir ao “Programa do Olivier” direto na telinha do micro – o conteúdo é exclusivo para a internet. Dá para aprender receitas de pratos sofisticados, além de curiosidades sobre a gastronomia brasileira e dicas de lugares para comprar os melhores produtos.

Divulgação  

Infantil
www.brincandonarede.com.br
Com três anos de existência, esse site transforma crianças entre cinco e doze anos em co-autores de livros infanto-juvenis. Depois que o primeiro capítulo é postado por escritores renomados como Vivina de Assis Viana e Tatiana Belinky, os pequenos leitores enviam sugestões que devem ser levadas a sério nos capítulos seguintes.

Divulgação  

Humor
www.orapois.com
Você conhece aquela do português que andava pela rua e encontrou uma onça perdida, ou aquela do papagaio que rezava o terço? Essas e centenas de outras piadas, divididas por categorias, estão em um dos sites de humor mais acessados do Brasil. Há piadas de todos os estilos e formatos: em áudio, animadas, em quadrinhos, fotos engraçadas... O site prefere perder internautas, mas não perde a piada.

Divulgação  

Erótico
www.diitroya.com.br
Deseja tirar sua dúvida sobre mixoscopia, saber tudo o que acontece no mundo do sexo ou, simplesmente, arranjar uma companhia para uma noite solitária? Tudo isso pode ser feito no site acima, que inclui fotos – para todos os gostos (todos mesmo!) –, games eróticos e horóscopo sexual. Apenas para maiores de 18 anos.

Divulgação  
A atriz Luana Piovani faz
diário indiscreto na internet
 

Celebridade
www.luanapiovani.com.br
Quer saber tudo o que se passa na cabeça de uma celebridade? Luana Piovani, por exemplo? Uma boa
forma é acessar o blog da atriz. Em 2005, por exemplo, ela passará quatro meses estudando francês em Paris: “Tô toda animada, apesar do frio (que eu detesto).
Tenho pensado muito em como será bom morar na Europa, que é muito diferente dos EUA... Acho que aprenderei e usufruirei mais”.

 

Divulgação  
O compositor Chico Buarque também
se destaca na literatura, como seu site
 

Literatura
www.chicobuarque.com.br
Chico Buarque é um dos expoentes da cultura brasileira contemporânea. No site o internauta pode acompanhar sua trajetória pelo mundo das artes, incluindo a jornada como escritor. Em “Obra”, há informações sobre seus sete livros, desde o primeiro, publicado em 1966, até Budapeste, lançado em 2003.

 

 

 

Divulgação  

Fotolog
www.fotolog.net/helenbar
Interessado em fazer uma viagem com Alice ao País das Maravilhas? Esqueça os livros e acesse o fotolog de Helena de Barros, ou Helena Bar, como é conhecida na net. Designer, fotógrafa e modelo, ela ilustrou episódios da história de Lewis Carroll utilizando uma câmera digital e Photoshop. Imperdível.

 

 

Divulgação  

Cinema
www.meutiomatouumcara.com.br
No finalzinho de 2004 estreou o novo filme de Jorge Furtado, Meu Tio Matou um Cara. Depois de um blog com o diário das gravações, entrou na rede o site oficial do filme, com visual diferenciado – há uma brincadeira interessante com a foto de Soraya (Déborah Secco). É possível assistir ao trailer do filme e ouvir a trilha sonora, co-produzida por Caetano Veloso.

Destaque
Você quer ser meu amigo? Parece coisa de criança, mas é
coisa de Orkut, a comunidade virtual que invadiu os micros, fazendo
muitos descobrirem que têm (quase) 1 milhão de amigos

Divulgação  

www.orkut.com
A febre foi o Orkut, vinculado ao Google. Em poucos meses os brasileiros disputavam com os americanos o primeiro lugar, enquanto comunidades “Fora Brasil!!!” proliferaram. A possibilidade de reencontrar amigos de infância, antigos paqueras – e futuros – e fazer parte de comunidades de interesses comuns cativou até os filhos do presidente Lula.

 

O mico do ano
Amigos, amigos, sexo à parte: rede de relacionamentos
entrou pelo cano ao tentar fazer versão quente do Orkut

www.sexkut.com
Se o Orkut foi um sucesso, as redes de relacionamento social que tentaram embarcar na onda não alçaram vôo. O exemplo mais célebre é o Sexkut, que surgiu como um boato em blogs. De olho no volume de comentários sobre a rede hipotética que interligava pessoas interessadas em sexo, o dono do domínio resolveu desenvolver um Orkut mais sofisticado. O projeto ainda não saiu do teclado.

Comente esta matéria