Reportagens  
Ela teve de contratar seguranças para votar em Volta Redonda
(RJ): “Foi uma loucura”, diz
a atriz de 21 anos, que estreou
na tevê na novela Cabocla
• • •
Carreira
Namoro firme depois de Cabocla

Após o sucesso como protagonista de Cabocla, papel que
lhe rendeu prêmio de atriz revelação, Vanessa Giácomo
estréia como Maria na peça Noite Feliz, em Aparecida (SP)
e leva a mãe de seu namorado, o ator Daniel de Oliveira
texto: Claudia Jordão
fotos: Piti Reali

Enviar para um amigo

As mil crianças do local pareciam ter sido ligadas em 220 volts. Corriam por todos os lados, gritavam, choravam. Uma garota estapeou o colega por causa de uma caneta e um pedaço de papel. Foi assim a recepção dos estudantes de Aparecida, a 167 km de São Paulo, a Vanessa Giácomo, 21, a Zuca de Cabocla, última novela das 18h da Globo. Antes de subir ao palco para viver a personagem Maria, da peça Noite Feliz – em cartaz de 3 a 26 de dezembro na cidade –, ela dedicou meia hora em autógrafos para a molecada, convidada para assistir ao ensaio geral. Mesmo esbanjando simpatia, Vanessa não escondia a surpresa com o assédio.

Ela chegou à cidade com suas “duas mãezinhas”, como diz. A primeira é Ivonete, sua mãe de verdade. A segunda é Aurora, a mãe de seu namorado, o ator Daniel de Oliveira. Tal como Glória Pires e Fábio Jr., que começaram a namorar na primeira versão de Cabocla, em 1979, a história da química do par protagonista na vida real se repetiu. O casal – ela como Zuca, ele, Luís Jerônimo – se conheceu nas gravações e começou a namorar em meados do ano. A relação parece mais firme do que nunca. “Eles estão se conhecendo aos poucos. A Vanessa é uma gracinha”, diz Aurora, que mora em Belo Horizonte e vai sempre ao Rio visitar o filho. Daniel é ex-namorado de Débora Falabella, com quem Vanessa diz ter uma ligação forte. “Eu não tive nada a ver com o fim do namoro dele com a Débora. A Débora é uma pessoa que eu admiro demais, a gente se fala sempre”, diz a atriz, que evita falar sobre o relacionamento.

Em Noite Feliz, Vanessa contracena com outro colega de Cabocla:
é Eriberto Leão que faz José. “É um prazer trabalhar com a Vanessa de novo. O elenco de Cabobla se tornou uma grande família”, diz
ele. Com Zuca, a atriz ganhou o prêmio Qualidade Brasil na categoria atriz revelação.

Vanessa faz teatro desde criança, começou com peças infantis em sua cidade natal, Volta Redonda, interior do Rio. Após terminar o ensino médio, seguiu para a capital para estudar cinema. Mas Cabocla antecipou seus planos e se mudou para o Rio com a mãe.

De menina do interior a protagonista de novela de sucesso – a trama teve média de 42 pontos no Ibope –, a vida da atriz parece ter entrado num liqüidificador por causa da fama. Durante as gravações foi a Volta Redonda apenas uma vez, em 3 de outubro, para votar. Teve de contratar seguranças de última hora, tamanho o assédio de seus conterrâneos. “Foi uma loucura, eu mal conseguia andar com tantos seguranças ao meu redor”, diz Vanessa. Mas ela diz não ter problemas com isso. “As pessoas sempre chegam de uma forma muito positiva para falar comigo. Eu adoro, é uma delícia.”

Comente esta matéria