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Saúde

27/10/2003

   

Pílulas

Não tente fazer jejum. O ideal é fazer pequenos lanches a cada 3 horas. Boas opções são as
frutas frescas, frutas secas, iogurte e biscoitos integrais

• Sirva porções menores e coma devagar, repousando os talheres entre uma garfada e outra

Pense em fazer uma dieta duradoura e saudável e não algo que seja drástico e nocivo à saúde

 

Os perigos da dieta das proteínas
O regime adotado pelo presidente
Lula e ministros como Antônio Palocci
e José Dirceu, que exclui carboidratos
do dia-a-dia, é nocivo à saúde

João Lindolfo

 
Felipe Barra
Lindolfo: dieta das proteínas é pobre em fibras

As dietas, como a moda, têm suas temporadas no Brasil. A que está em evidência agora é a Dieta do Dr. Atkins, também conhecida como Dieta das Proteínas. E quem a trouxe para as manchetes, desta vez, foi o nosso presidente Lula. Isso nos chamou a atenção e nos preocupa, porque além do presidente alguns de seus ministros (Antonio Palocci Filho, José Dirceu e Dilma Roussef) também seguem esta dieta.
E a responsabilidade deles é
muito grande, pois são
formadores de opinião.

Uma alimentação saudável deve combinar todos os nutrientes de maneira harmoniosa, fornecendo carboidratos, proteínas, gorduras, fibras, minerais e vitaminas. A dieta equilibrada permite que 50% de suas calorias sejam provenientes dos carboidratos, encontrados nos pães, biscoitos, massas, frutas e cereais. A Dieta do Dr. Atkins, ao excluir os carboidratos, compromete o balanceamento dos nutrientes, porque privilegia o consumo de proteínas e gorduras. O excesso de proteínas sobrecarrega a função renal e eleva as taxas de ácido úrico. O elevado consumo de gorduras, especialmente a do tipo animal, altera os níveis de gordura no sangue de forma negativa, aumentando o mau colesterol. Pessoas com sobrepeso e obesidade têm mais chances de desenvolver dislipidemia (aumento do colesterol e/ou triglicerídios) e diabetes tipo 2, dentre outras complicações.

O baixo consumo de carboidratos provenientes de frutas, cereais integrais e pães faz com que a dieta fique pobre em fibras. As fibras são importantes para o controle da glicemia e dos níveis de gordura no sangue, principalmente em diabéticos e pessoas portadoras de elevadas taxas de colesterol. Além disso, o baixo consumo de fibras tem forte impacto no funcionamento do intestino. Piora os quadros
de constipação e trombose hemorroidária, favorece a inflamação de divertículos e é fator de risco para o câncer
de cólon. O baixo consumo de carboidratos também compromete a massa muscular. Os carboidratos são quem fornecem energia para o trabalho muscular. A perda de peso através de uma dieta pobre em carboidratos, associada à prática de atividade física, pode levar à perda de musculatura e de água, e não de gordura.

Estudos publicados numa das mais respeitadas revistas médicas, New England Journal of Medicine, mostraram que indivíduos nessa dieta perdem peso até mais rapidamente, mas recuperam a longo prazo. A aderência à dieta é muito ruim pela suas limitações e monotonia. Infelizmente, quem precisa perder peso quer resultados rápidos, e não se preocupa com o longo prazo.

Além do aspecto bioquímico e fisiológico, uma dieta que não permite o consumo de pães, arroz, massas e frutas compromete o paladar. Não deve ser fácil, nem agradável, passar muitos dias comendo carnes, queijos e ovos. E, do ponto de vista comportamental, a Dieta do Dr. Atkins não promove hábitos alimentares saudáveis. No contexto da Reeducação Alimentar, não existem alimentos bons e ruins, mas combinações e quantidades que precisam ser respeitadas.

João Lindolfo é médico endocrinologista, diretor da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) e membro do corpo diretor da Sociedade Internacional de Densitometria Clínica.
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