Veja também outros sites:
Home •• Revista  
Internet

23/06/2003

   

POR TRÁS DA TELA
Fotolog, o diário visual da web

Tatiana Engelbrecht

Divulgação
Rodrigo David: fotolog para
trocar informações
técnicas sobre fotografia

Rodrigo David, 26 anos, é designer e trabalha como diretor de arte do portal iBest. Atento a tudo o que acontece no espaço virtual e apaixonado por fotografia, ele decidiu montar um blog (espécie de diário virtual) de fotos. O espaço já conta com mais de 50 imagens e funciona como vitrine de seus trabalhos e ponto de encontro para quem se interessa pelo assunto. Entre um clique e outro, Rodrigo falou a Gente.

Por que decidiu montar um fotolog?
Trabalho diariamente com internet e
nas horas vagas adoro fotografar. Levo
a minha câmera a todos os lugares, por
isso decidi unir as duas coisas. Acho
que a web é um lugar legal para divulgar esse tipo de trabalho.

Os blogs são um meio de conhecer outras pessoas?
O fotolog mais comum hoje é aquele em
que as pessoas colocam fotos pessoais, fazendo do espaço um verdadeiro álbum virtual. Neste caso, o objetivo é mesmo conhecer outras pessoas. No meu caso, uso o espaço para trocar informações técnicas com quem também se interessa por fotografia. Publico as fotos de que mais gosto e as pessoas que acessam o espaço dão suas opiniões. Assim, posso melhorar a qualidade das minhas fotos.

Quais fotologs você mais gosta de visitar?
Graças ao surgimento das câmeras digitais, hoje há uma verdadeira comunidade na web de apaixonados por fotografia. Existem endereços bem legais. Os meus preferidos são www.hiro.com.br/blog, www.pixelburner.com.br/blogger e www.tiagoteixeira.com.br/blog.

Álbuns virtuais

Todos os dias, milhares de pessoas colocam na internet fotos que são vistas e comentadas por amigos, parentes, vizinhos, mas também por estranhos de todo o mundo. Assim nascem os fotologs. O que começou como uma maneira de expor a intimidade na web por meio de imagens – a exemplo do que se faz com o texto nos blogs – começa a ganhar caras diferentes. Já há quem use os fotologs para trocar informações técnicas sobre fotografia. Recentemente a designer carioca Melissa de Toledo foi citada numa matéria do jornal The New York Times sobre essa nova mania virtual. Seu endereço (www.fotolog.net/meltoledo) é uma boa pedida. Belíssimas imagens de esculturas e formas arquitetônicas interessantes predominam no inglês www.fotolog.net/hihihi. Para quem
curte a natureza, o canadense www.fotolog.net/jimwich traz imagens fabulosas de cenários naturais e insetos. Romântico é o melhor adjetivo para
definir o endereço belga www.fotolog.net/eduardo_dacosta,
que tem imagens de flores,
com destaque para as rosas.



Faça você mesmo

Assim como os blogs de texto, os
fotologs funcionam como uma espécie de diário virtual e podem ser feitos com muita facilidade, o que explica o seu crescimento espantoso. Os interessados em ter um fotolog podem acessar os endereços www.fotolog.net e www.fotopages.com. Nesses sites
estão disponíveis os aplicativos e as explicações necessárias para a construção de um blog de fotos.



Clique para vê-la ampliada
EDIÇÃO 203
ENQUETE
Filhos de famosos começam a trilhar caminho próprio.
Qual deles você
acredita que
brilhará mais?
:: VOTAR ::
 
QUEM SOU EU?
 
FÓRUM
 BUSCA

RESUMO DAS NOVELAS
Saiba o que vai acontecer durante a semana na sua
novela preferida
TESTE
Você é Beijoqueiro ?
Engana-se quem pensa que beijo não define uma conquista. Descubra se você domina a arte de seduzir com os lábios!
• Fale conosco
• Expediente
• Assinaturas
• Publicidade
 
| ISTOÉ | ISTOÉ DINHEIRO | PLANETA | EDIÇÕES ANTERIORES | ESPECIAIS |
| ASSINE A NEWSLETTER | ASSINATURAS | EXPEDIENTE | FALE CONOSCO | PUBLICIDADE | AVISO LEGAL
© Copyright 1999/2003 Editora Três