22 de novembro de 1999
Home
Home
Semana
Diversão e Arte
Outras Edições
Fale Conosco
Assine
Assine
Assine
Assine
Assine
Assine
Busca

Leia também:

Televisão

Canta e Dança Minha Gente
As mulheres da Rede TV!
Jornal da TV!
Sucesso d'além-mar


Cinema

A Premonição
Destinos Cruzados
Festival de Brasília resgata o passado
Santo Forte


Música

Solar
Preciosidades em série
Roda de funk
Latin Wonder
Rainbow
Batuque eletrônico


Livros

Vinícius de Moraes
Aurélio, versão século 21
As Afinidades


Teatro

Rent


Internet

Waldemar Niclevicz
Renato Aragão


Música - Latina

Latin Wonder
O percussionista Frank Colón grava Stevie Wonder em ritmo latino

Guga Stroeter

Foto: Reprodução

A salsa é o grande fenômeno musical do fim do milênio. Os ritmos latinos invadiram as rádios dos Estados Unidos, da Europa e da Ásia. Um dos segmentos dessa música caribenha é o latin jazz, que incorpora improvisações instrumentais a temas de origens diversas. Os apreciadores do gênero têm sido brindados com diversos lançamentos: nos últimos anos o pianista dominicano Michel Camilo gravou Theolonious Monk em ritmo de salsa, e o produtor Ralph Mercado homenageou os Beatles, recheando de congas e timbales os clássicos dos garotos de Liverpool.

Este mês, temos mais um representante dessa tendência: o percussionista norte-americano de ascendência porto-riquenha Frank Colón, que traduziu Stevie Wonder para os ritmos bomba, merengue, guaracha e samba no CD Latin Wonder. Colón é um instrumentista globalizado. Já morou em Porto Rico e em Nova York. Sua passagem pelo Brasil, em 1981, lhe rendeu muitos frutos: gravou em três álbuns de Milton Nascimento e participou de trabalhos do MPB4, Ney Matogrosso, Marina, Elba Ramalho, Hermeto Paschoal, Wagner Tiso e Robertinho Silva. Para o público brasileiro, este trabalho de Frank Colón pode vir a ser interessante pois, a partir de melodias familiares, nos introduz a ritmos oriundos da tradição afro-cubana.

Se a tevê exibe com êxito programas infantis e dramalhões latino-americanos, talvez estejamos perto da redenção musical inteligente, onde a fusão engenhosa do samba e da salsa criará um híbrido poderoso e duradouro.
Balanço do Caribe

Boletim Assine Fale Conosco Outras edições Home Boletim Assine Fale conosco Outras edições Home