Clique para ver a capa ampliada
EDIÇÃO 134
 CAPA
 ÍNDICE
 Exclusivo Online
 BATE PAPO
 GALERIA DE FOTOS
 JOGOS E TESTES
 MULTIMÍDIA
 QUIZ
 SEÇÕES
 ACONTECEU
 BASTIDORES
 CELEBRIDADE
 DIVERSÃO & ARTE
 ENTREVISTA
 ESTILO
 EXCLUSIVAS
 IMAGENS DA SEMANA
 INTERNET
 MODA
 MUNDO
 QUEM SOU EU?
 REPORTAGENS
 URGENTE
 SERVIÇOS
 ASSINATURAS
 ASSINE NEWSLETTER
 EDIÇÕES ANTERIORES
 ESPECIAIS
 EXPEDIENTE
 FALE CONOSCO
 PUBLICIDADE
 BUSCA

 

 

25/02/2002

CARNAVAL

Vitória de dona Zica da Mangueira
Aos 89 anos, a viúva de Cartola comemora campeonato
da Mangueira, recupera-se de um edema pulmonar e
supera frustração de não ter desfilado como campeã confiante no título em 2003

Eduardo Minc

Leandro Pimentel

Estava tudo acertado, mas a chuva que insistiu em atrapalhar o desfile das Escolas Campeãs, adiou também o sonho de dona Zica, 89 anos, viúva de Cartola e uma das representantes mais ilustres da Mangueira, de comemorar o título de campeã do Carnaval deste ano na noite do sábado 16, na Marquês de Sapucaí. Poucas horas antes do desfile, a sambista teve alta da Clínica São Vítor, na Tijuca, onde ficara internada por uma semana, vítima de um edema pulmonar. Mesmo autorizada por seu cardiologista a atravessar a avenida no alto de um carro alegórico, os planos tiveram de ser mudados na última hora. “Sou Mangueira até debaixo d’água, mas preferi ver na tevê. Quero ter saúde para ser bicampeã em 2003”, disse dona Zica, que foi aconselhada a ver o desfile em casa para evitar uma recaída.

Leandro Pimentel
Unhas pintadas de verde e rosa: estava tudo pronto para o desfile das campeãs

Dona Zica não escondeu a frustração. Afinal, já estava em contagem regressiva: pintara as unhas de verde e rosa, o terninho, nas mesmas cores, estava impecavelmente passado sobre a cama, e a letra do samba, na ponta da língua. Por isso, um dia após a apresentação das campeãs ainda estava emocionada. “Toda hora tinha que enxugar uma lágrima que teimava em escorrer pelo meu rosto”, disse.

Leandro Pimentel
Com a filha Regina, ainda na clínica

A frustração de dona Zica começou na sexta-feira 8, véspera de Carnaval, quando desfilava com a escola mirim Mangueira do Amanhã. “Fiquei tonta de repente”, contou. Um dia depois foi internada na Clínica São Vítor. Acompanhada da filha Regina Nogueira, ela viu o desfile da Mangueira na CTI cercada de uma junta médica. “Quando vi as baianas, virei a cabeça para o lado e ameacei gritar: ‘É campeã!’ Aí lembrei que estava sem forças”, relatou dona Zica, que não desgrudava os olhos da tevê. Ao terminar o desfile, não tinha dúvidas que o título seria da Verde e Rosa. “Este ano não vai ter pra ninguém”, pressentiu. Desde 1998, a Mangueira não era campeã.

L. M. Ricardo
Após a alta, no sábado 16, expectativa para o desfile

Dona Zica não consegue pensar na escola sem lembrar do marido, morto há 22 anos e um dos fundadores da agremiação, em 1928. Ela se recorda com nostalgia dos tempos em que conheceu Cartola, com quem se casou em 1964. Para a filha Regina, não havia nada mais lindo do que ver o casal de sambistas no ensaio da Mangueira. “Ele era compositor e ela desfilava como baiana. Mas ambos dançavam juntinhos a noite toda”, conta Regina.

L. M. Ricardo
Recepção calorosa no morro da Mangueira: “Quero ter saúde para ser bicampeã em 2003”, disse dona Zica

Bem-humorada ao sair da Clínica, dona Zica disse que não foram os medicamentos os responsáveis por sua recuperação. “O que me curou foi o campeonato da Mangueira”, brincou. Mesmo feliz com o resultado, ela não se conformou com algumas notas que foram dadas à escola. Ela assistiu ao resultado da apuração, na Quarta-feira de Cinzas, em seu quarto na clínica. “Foi um absurdo não terem dado 10 para nossas alegorias e adereços”, reclamou. Mas a cada nota 10 ela erguia os braços e fazia o V da vitória.

 

Comente esta matéria
 



Búzios
Quiromancia
Horóscopo chinês
Altar Virtual
Cartomancia
Novo Tarô
Biscoito da sorte
Realejo
Bola 8
Par perfeito
I-Ching
Runas
Vidente
Numerologia
Horóscopo
 
ENQUETE
Você acha que o senador Eduardo Suplicy e Ana Miranda formam um bom casal de namorados?
:: VOTAR ::
 
FÓRUM
A segunda versão de Casa dos Artistas entrou no ar e, mais uma vez, arrasou a audiência da Globo. Qual é o segredo de Silvio Santos?
 
CHAT
Nome (até 20 caracteres):
Escolha uma sala
 
 

| ISTOÉ | DINHEIRO | PLANETA | ISTOÉ DIGITAL |
EDIÇÕES ANTERIORES | ESPECIAIS |
| ASSINE A NEWSLETTER | ASSINATURAS | EXPEDIENTE | FALE CONOSCO | PUBLICIDADE | AVISO LEGAL
© Copyright 1999/2002 Editora Três