Clique para ver a capa ampliada
EDIÇÃO 134
 CAPA
 ÍNDICE
 Exclusivo Online
 BATE PAPO
 GALERIA DE FOTOS
 JOGOS E TESTES
 MULTIMÍDIA
 QUIZ
 SEÇÕES
 ACONTECEU
 BASTIDORES
 CELEBRIDADE
 DIVERSÃO & ARTE
 ENTREVISTA
 ESTILO
 EXCLUSIVAS
 IMAGENS DA SEMANA
 INTERNET
 MODA
 MUNDO
 QUEM SOU EU?
 REPORTAGENS
 URGENTE
 SERVIÇOS
 ASSINATURAS
 ASSINE NEWSLETTER
 EDIÇÕES ANTERIORES
 ESPECIAIS
 EXPEDIENTE
 FALE CONOSCO
 PUBLICIDADE
 BUSCA

 

 

ALEXANDRE PIRES

25/02/2002

“Vocês vão ter de me engolir” - CONTINUAÇÃO

Claudio Gatti

“O preconceito existe. Uma prova é o meu compadre Taiguara, que participou da Casa dos Artistas, e até hoje não recebeu nenhum convite para fazer nada”

Houve cobrança dos pais quando largou o trabalho e os estudos?
Eles cobravam estudo. Meu pai queria que eu estudasse, minha mãe não falava nada. Ele é baterista, ela cantora e eles ainda tocam. Eles ensaiavam na varanda de casa. Beatles, Golden Boys, Roberto Carlos, Jovem Guarda, Fevers, Renato e seus Blue Caps estão na minha memória. Quando nos reunimos em casa, canto esses sucessos. Por saberem da vida dura de músico, achavam que dificilmente eu conseguiria algo com música. Eu era o ovelha negra. Pulava o muro para curtir pagodes na vizinhança.

Quando descobriu o samba?
Comecei a gostar por causa das minhas tias, que adoravam. Um amigo do meu pai, que tocava cavaquinho, esqueceu o instrumento em casa por um mês, depois de tomar uns gorós. Aí comecei a tocar, gostar de sambar e surgiu o Só Pra Contrariar. Com 14, 15 anos, fugia de casa para tocar. Uma vez meu pai estraçalhou o cavaquinho, quando voltei de madrugada pra casa. Foi o pontapé inicial para minha insistência na música.

Incomoda-se com críticas?
Às vezes, sim. Mas hoje leio e a crítica me fortalece. Nessas críticas, você vê a hipocrisia de alguns. Falaram que o mal da globalização era o Alexandre Pires em Veneza. Por quê? Se fosse a Cássia Eller, que é maravilhosa, iriam dizer o mesmo? Ainda tem esse tipo de preconceito. Também ficou aquela imagem antiga de que artista brasileiro só faz sucesso em churrascaria lá fora. Não é por aí. Muito gente grava disco em outra língua só pra ter status e enrolar a língua. A minha concepção é chegar lá, fazer sucesso. Quero aproveitar essa oportunidade, que não caiu do céu. É só o começo de uma batalha, de um trabalho verdadeiro e sacrificante.

Você disse certa vez que negro que faz sucesso no Brasil incomoda. Já sofreu preconceito?
Vários. Não vou contar histórias específicas, não quero levantar bandeiras. Se for falar sobre preconceito, vou tomar pancada. Mas ele existe. Uma prova é o meu compadre Taiguara, que participou da Casa dos Artistas, e até hoje não recebeu nenhum convite para fazer nada. O preconceito está no cotidiano. Seja a pessoa famosa ou não. Se é famoso, são obrigados a engolir você. Sou um negro privilegiado, faço sucesso. E pessoas falam como se eu estivesse assaltando, como se não merecesse o que estou conquistando. É preconceito.

No Brasil, há muita pirataria de discos. Acha o preço do CD caro?
Acho. Quando estourou a vendagem de CDs piratas, colocaram a culpa nos grupos de pagode e de samba, mas aconteceu com todos os artistas. Hoje é difícil vender um milhão de cópias como se vendia há cinco anos.

Já propôs à gravadora baratear seu CD?
Não. Se entrar sozinho nessa eu morro, levo um tiro na cabeça. Se tem alguma campanha, estou dentro. Mas meia dúzia não vai adiantar. Os artistas teriam de ser mais unidos e esquecer isso de “eu toco guitarra distorcida e eu toco cavaquinho” e não se misturar. Se falar, tomo pancada sozinho.

<<anterior | próxima>>

Comente esta matéria



Búzios
Quiromancia
Horóscopo chinês
Altar Virtual
Cartomancia
Novo Tarô
Biscoito da sorte
Realejo
Bola 8
Par perfeito
I-Ching
Runas
Vidente
Numerologia
Horóscopo
 
ENQUETE
Você acha que o senador Eduardo Suplicy e Ana Miranda formam um bom casal de namorados?
:: VOTAR ::
 
FÓRUM
A segunda versão de Casa dos Artistas entrou no ar e, mais uma vez, arrasou a audiência da Globo. Qual é o segredo de Silvio Santos?
 
CHAT
Nome (até 20 caracteres):
Escolha uma sala

 
 

| ISTOÉ | DINHEIRO | PLANETA | ISTOÉ DIGITAL |
EDIÇÕES ANTERIORES | ESPECIAIS |
| ASSINE A NEWSLETTER | ASSINATURAS | EXPEDIENTE | FALE CONOSCO | PUBLICIDADE | AVISO LEGAL
© Copyright 1999/2002 Editora Três