Clique para ver a capa ampliada
EDIÇÃO 129
 CAPA
 ÍNDICE
 Exclusivo Online
 BATE PAPO
 GALERIA DE FOTOS
 JOGOS E TESTES
 MULTIMÍDIA
 QUIZ
 SEÇÕES
 ACONTECEU
 BASTIDORES
 CELEBRIDADE
 DIVERSÃO & ARTE
 ENTREVISTA
 ESTILO
 EXCLUSIVAS
 IMAGENS DA SEMANA
 INTERNET
 MODA
 MUNDO
 QUEM SOU EU?
 REPORTAGENS
 URGENTE
 SERVIÇOS
 ASSINATURAS
 ASSINE NEWSLETTER
 EDIÇÕES ANTERIORES
 ESPECIAIS
 EXPEDIENTE
 FALE CONOSCO
 PUBLICIDADE
 BUSCA

 

 

21/01/2002

CAPA

Nu, uma proposta indecente - CONTINUAÇÃO

HortênciaJuliana Paes Bruna LombardiSusana wernerDidi WagnerLuiza Brunet Sabrina ParlatoreCarolina DieckmannAdriane Galisteu
Do alto de seus 49 anos, a atriz Bruna Lombardi também não tem mais intenção de posar sem roupa como fez na juventude. No ar com a minissérie O Quinto dos Infernos, da Globo, ela já contabiliza duas sondagens da Playboy desde que deixou Los Angeles, onde morou por dez anos, e voltou para o País, no fim do ano. “O corpo dela está durinho, tudo em cima, melhor do que o de muita menininha, mas não é mais a dela posar nua”, conta um amigo de Bruna, que recebeu a segunda sondagem há menos de um mês.

Da época em que posar nua funcionava como um passaporte para o mundo das celebridades, o badalado fotógrafo J. R. Duran, autor de mais de 200 ensaios de nu feminino, lembra do clima de “piquenique” dos ensaios. “Aquela inocência dos anos 80 não existe mais. Hoje, posar nua virou uma profissão e existe sempre uma pessoa jurídica por trás das garotas”, diz. “Naquela época, ou se fazia novela ou posava pelada. Agora, uma artista consegue se manter célebre sem tirar a roupa.”

É verdade. A propagação das revistas de celebridades e a divulgação de ensaios sensuais em sites da internet, a partir de meados dos anos 90, além de provocar um aumento no números de estrelas emergentes, dão ao artista a possibilidade de se expor sem precisar se despir. “Enquanto for bem remunerada de outras formas, não vou posar”, diz a atriz carioca Susana Werner, 24 anos. “Já ganhei uma grana alta sem precisar mostrar o seio, fotografando para sites. A gente só deve tirar a roupa para o homem da nossa vida.” Fora as razões mercadológicas, Susana conta que não aceitou nenhum dos sete convites que recebeu para posar nua por falta de coragem. O pai da atriz por pouco não se tornou padre na juventude e a mãe foi enfática quando a filha tocou no assunto dentro de casa: “Acho bom você nem levantar a hipótese”.

Retratar o nu é uma manifestação artística que remonta à antigüidade, época em que pintores e escultores encomendavam modelos vivos para servirem de referência para suas obras-primas. “Com o boom da fotografia o nu deixou de ser artístico para se tornar uma manifestação da sexualidade humana, um entretenimento de cunho popular”, explica o psicólogo Esdras Vasconcellos, professor da Universidade de São Paulo (USP) e especialista nos temas amor e sexualidade. “A popularização se tornou tão grande que as celebridades não querem fotografar em poses explícitas.”

Convicção abalada Apresentadora da Bandeirantes, Sabrina Parlatore se encaixa nesse perfil. “Não imagino o porteiro do meu prédio olhando para mim depois de me ver pelada.” A carioca Carolina Dieckmann endossa: “Não tem essa de nu artístico. Eu vou parar na parede do mecânico, pô!” Para a atriz, a popularização dos ensaios nada mais é do que um retrato da imagem da mulher atual. “As revistas não têm como ignorar a vulgarização, a banalização da mulher e essa onda do silicone. Mas acho tudo isso um absurdo.”

Há dez anos, Sabrina, hoje com 27, afirma publicamente que nunca fará fotos nua. No total, já recebeu cinco convites. O último, em meados de 2001. “Daria para comprar vários apartamentos bons e ajeitar a vida”, diz ela. Amigas de Sabrina não se conformam com a posição da apresentadora e até a mãe, Márcia Montoro, brinca quando um novo convite bate à porta da filha famosa: “Pergunta para eles se não serve a mãe pela metade do preço!”.

<< anterior | próxima >>

Leia mais:

Nu, uma proposta indecente : 1 | 2 | 3
Elas posam porque gostam

Comente esta matéria
 



Quiromancia
Altar Virtual
Cartomancia
Novo Tarô
Biscoito da sorte
Realejo
Bola 8
Par perfeito
I-Ching
Runas
Vidente
Numerologia
Horóscopo
 
ENQUETE
Que celebridade você gostaria de ver nua?
:: VOTAR ::
 
FÓRUM
O príncipe Harry confessou que fumou maconha. Mas pode ser investigado pela polícia e expulso da escola por isso. O que você pensa a respeito?
 
CHAT
Nome (até 20 caracteres):
Escolha uma sala
 
 

| ISTOÉ | DINHEIRO | PLANETA | ISTOÉ DIGITAL |
EDIÇÕES ANTERIORES | ESPECIAIS |
| ASSINE A NEWSLETTER | ASSINATURAS | EXPEDIENTE | FALE CONOSCO | PUBLICIDADE | AVISO LEGAL
© Copyright 1999/2002 Editora Três